O papagaio-de-peito-roxo, da família Psittacidae, é a ave símbolo do Parque Estadual do Rio Turvo. Devido a isso, a terceira semana do mês de abril tem sido dedicada a estudos para a proteção dos papagaios.

Nesse período, diversos eventos são realizados, procurando sensibilizar a sociedade e promover avanços para a conservação dos papagaios, posto que a espécie encontra-se ameaçada por causa da caça, contrabando e destruição de seu habitat.

Foi o que ocorreu no dia 15 de abril. A Unidade de Conservação recebeu alunos graduandos do curso de Ciências Biológicas da UNISEPE – Faculdades Integradas do Vale do Ribeira, de Registro, para uma série de atividades.

Elas tiveram início pela manhã com o avistamento dos papagaios-de-peito-roxo no Núcleo Cedro, seguido de palestra sobre a importância da conservação da espécie. As atividades continuaram no período da tarde no Núcleo Capelinha com caminhadas por trilhas, visitas ao sambaqui e ao Centro de Exposições Temático.

O Brasil é o país mais rico do mundo em número de espécies distintas que compõe a família dos Psitacídeos. Entretanto, também apresenta o maior número de espécies dessa família na Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

Parque Estadual do Rio Turvo

Localizado no Vale do Ribeira e Litoral Sul, o PE Rio Turvo possui área de 73.893,87 ha. A fauna ocorre com a presença de muitas espécies ameaçadas de extinção. Abriga grandes predadores como a harpia e o uiraçu-falso, e mamíferos de grande porte como a onça-pintada, a onça-parda e o muriqui, além do papagaio-de-peito-roxo.

A floresta do Parque apresenta variada formação, com fisionomias do domínio da Mata Atlântica: floresta ombrófila densa de diferentes altitudes e floresta ombrófila mista, apresentando-se em alguns locais como vegetação ribeirinha e sobre afloramento de calcário. Dentre as espécies de maior porte destacam-se a araucária, o guapuruvu, o jequitibá, o cedro, a canela-amarela, oimbiruçu, o inhumirim e a bicuíva. Espécies de samambaias arborescentes (xaxins) são abundantes, especialmente nos locais de maior umidade. Possui 3 núcleos: Capelinha, Cedro e Serra do Guaraú.

PE Rio Turvo
Município: Barra do Turvo/Cajati
Rodovia Regis Bittencourt, km 511 + 500 m/ Rodovia Régis Bittencourt, km 543 , Pista Norte – bairro Capelinha/ Bairro Cedro
Distância de São Paulo: 300 km