Durante dois dias serão realizadas palestras e caminhada para avistar passarinhos na UC em Piraju-SP.

A APA Tejupá promove nos dias 27 e 28 de abril, em Piraju-SP, a primeira edição do evento Vem Passarinhar na APA Tejupá, organizado pela Fundação Florestal do Estado de São Paulo, com o apoio do Conselho Gestor da APA e da Prefeitura Municipal de Piraju. O evento tem por objetivo divulgar a Área de Proteção Ambiental (APA) Corumbataí, Botucatu, Tejupá – perímetro Tejupá e sua rica diversidade biológica, bem como seu alto potencial para avistamento de aves.

A atividade já ocorre em alguns dos dez municípios pertencentes à APA Tejupá, com maior destaque para Piraju, que já registrou 325 espécies de aves e Timburi, 315 espécies. Apesar do grande potencial, a observação de pássaros ainda é uma atividade pouco conhecida e explorada e poderá se tornar uma alternativa importante para o desenvolvimento do turismo regional, devidamente planejada e ancorada na proteção e conservação dos ambientes naturais.

No primeiro dia do evento, estão previstas palestras pela manhã no Centro de Convenções Dr. Richardson Lousada, de Piraju, e à tarde estão programadas exposições e trilhas monitoradas no Recinto de Exposições Prefeito Cláudio Dardes. No dia seguinte, bem cedo, os participantes sairão para a “Passarinhada” ou observação de aves, na Floresta Municipal das Corredeiras, conduzida por observadores experientes de Piraju e região.

Avistar é preciso

Em 2018, a Fundação Florestal publicou o Guia Aves de São Paulo. A iniciativa utiliza a observação de aves como ferramenta para promover a conservação, incluindo a produção de conhecimento sobre nossa biodiversidade e o estímulo à visitação nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado de São Paulo. Para baixar o guia, clique aqui.

Confira a programação:

27 de abril – Centro de Convenções Dr. Richardson Lousada
Rua São Sebastião, 331
Às 9h: Abertura com Lucila Manzatti, diretora Metropolitana e do Interior da Fundação Florestal.
Às 9h15: Palestra: “APA Tejupá, Conhecer para Proteger”, com Elisa Maria do Amaral, gestora da APA Tejupá.
Às 9h45: Palestra: “A Função Ecológica das Aves na Natureza”, com a professora Dra. Silvia Mitiko Nishida, do Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu.
Às 10h45: Palestra: “Observação de Aves na APA Tejupá e região”, com os observadores de aves José Carlos Garcia e Fernando Zurdo.
Às 1145: debate
Às 12h: almoço
Às 14h: Exposições, oficinas e trilhas monitoradas, no recindo de Exposições Pref. Cláudio Dardes – FECAPI.
17h encerramento

28 de abril – Exposições Pref. Cláudio Dardes
Av. Vereador Eduardo Cassanho, 330
Às 6h30: Encontro para saída conjunta para a Passarinhada
Às 7h: Chegada ao Parque das Corredeiras
Das 7h15 às 10h Passarinhada
Às 10h30 retordo À FECAPI.

Texto: Dirceu Rodrigues
Revisão: Cris Leite