A Reserva Particular do Patrimônio Natural Copaíba foi reconhecida no dia 31 de janeiro pela SIMA e Fundação Florestal

Dia Mundial das Florestas, comemorado em 21 de março, ficará marcado pela inauguração de mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Copaíba (RPPN). A Associação Ambientalista Copaíba é a proprietária e gestora dessa nova Unidade de Conservação, situada no município de Socorro. A nova RPPN foi reconhecida em 31 de janeiro de 2019, pela SIMA e Fundação Florestal.

Durante a cerimônia de inauguração, foram apresentados os trabalhos de restauração florestal da Mata Atlântica que vêm sendo desenvolvidos na RPPN pela coordenadora Flávia Balderi e sua equipe. Participaram do evento André Bozola, prefeito do município de Socorro, além de representantes da WWF, Fundação Florestal e diversos proprietários rurais da região.

O diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, saudou a iniciativa: “o trabalho da RPPN Copaíba é inspirador que merece o nosso respeito. Nossos parabéns a toda a equipe”.

RPPN Copaíba

De propriedade de Associação Ambientalista Copaíba, a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Copaíba tem 2,31 hectares de área situada em remanescente do bioma Mata Atlântica em área importante para a conservação da biodiversidade.

Há quatro anos, a Associação Ambientalista Copaíba recebeu como doação, uma propriedade particular localizada no bairro da Pedra Branca, em Socorro-SP. Eliane Vaz Guimarães e Eliane Aparecida Silva foram as responsáveis pela doação. Ambas, sensibilizadas com a causa ambiental, tinham como sonho a propriedade ser utilizada para a conservação da natureza. Graças a esse sonho, unido aos ideais da Copaíba, hoje está funcionando em uma área própria.

Com quase 60.000m2, a nova sede institucional tem espaço adequado para as ações de sensibilização ambiental e área suficiente para ampliar a produção de mudas nativas no novo viveiro florestal instalado no local. Assim, com mais espaço e mais mudas em produção, novas áreas serão restauradas em toda a região. Além disso, o Espaço Copaíba conta com uma floresta em formação que está sendo destinada à conservação florestal. A floresta ocupa 40% da propriedade.

A RPPN Copaíba está aberta à visitação. O horário de funcionamento é das 7h30 às 17h. Para atendimento no Viveiro florestal o horário vai até 16h.