Encontro de jovens da América Latina e do Caribe acontece no Parque Estadual Ilha do Cardoso e vai discutir a biodiversidade

Um projeto conjunto entre a instituição alemã Global Youth Biodiversity Network (GYBN) e a brasileira Engajamundo em parceria com a Fundação Florestal do Estado de São Paulo trazem para o Brasil um workshop inédito sobre como os jovens podem aplicar suas potencialidades em sua rede de conexões para criar e participar de ações pela defesa da biodiversidade.

O evento vai reunir 40 adolescentes da América Latina e Caribe para discutir e praticar atividades relacionadas à defesa da biodiversidade no planeta entre os dias 17 e 22 de fevereiro no Parque Estadual Ilha do Cardoso, litoral sul do Estado.

“O mangue é o berço da vida marinha e o estado de São Paulo possui grande parte dos seus manguezais em unidades de conservação. Assim, esse encontro é importante para informar aos jovens sobre a importância do nosso trabalho na proteção desse rico ecossistema”, explica o diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz.

Em novembro de 2018, durante a 14ª edição da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 14), que aconteceu no Egito, foi assinado um memorando de entendimento entre as entidades envolvidas para que esse evento acontecesse no país.

“Este workshop é uma grande oportunidade para que os jovens latino-americanos possam trocar experiências e conhecimentos em conservação da biodiversidade. Juntos, vamos articular um movimento para garantir que a juventude também participe das negociações internacionais sobre a biodiversidade e construa soluções reais de impacto local”, afirma a coordenadora da GYBN no Brasil Melina Sakiyama.

A importância da proteção dos manguezais brasileiros e o papel das comunidades locais na conservação desses ecossistemas foram destacados em um evento organizado pela organização não governamental WWF durante a COP 14.

Participam do treinamento 15 jovens brasileiros de diversas regiões do país além  de representantes do Peru, México, Bolívia, Colômbia, Canadá, Costa Rica, Equador, Alemanha, Honduras, Jamaica, Madagascar, Nicarágua, Paraguai e Venezuela.

“Seremos os novos tomadores de decisões num futuro próximo. É extremamente importante criar conexões com a América Latina e principalmente com a juventude desses países para construir um compromisso conjunto de preservação da biodiversidade. Esse é o nosso dever e compromisso”, afirma o coordenador do Engajamundo Caio Bexiga.

Por uma semana os jovens irão participar de palestras e treinamentos em convivência com a rica biodiversidade da Ilha do Cardoso. O  encerramento do workshop será na Câmara Municipal de São Paulo no sábado, dia 23 de fevereiro.