Passeios, aulas ao ar livre, distribuição de mudas, exposições e muito mais. Objetivo é proporcionar bons momentos em meio à natureza e despertar a conscientização ambiental

Está chegando a data mais importante do ano, quando se fala em preservação e biodiversidade. O Dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, com o objetivo de chamar a atenção sobre a importância da preservação dos recursos naturais para a manutenção da vida no Planeta Terra.

Anualmente, a Fundação Florestal realiza uma extensa programação voltada para a educação ambiental em dezenas de unidades de conservação espalhadas por todo o estado de São Paulo. Essa iniciativa visa proporcionar bons momentos em meio à natureza e despertar a conscientização ambiental. Confira as principais atrações deste ano e participe!

Parque Estadual Jaraguá

De 5 a 10 de junho, das 9h às 16h, o Parque Estadual Jaraguá abrirá o histórico  Casarão Afonso Sardinha para a Exposição Itinerante “Bicho! Quem te viu, Quem te vê”, que traz um olhar sobre o problema do atropelamento de animais silvestres em rodovias brasileiras, com conteúdos audiovisuais e interativos. A programação é gratuita e aberta ao público. Essa atividade será complementada com uma oficina de máscaras de animais da Mata Atlântica.

Serviço
Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – CEP 05184-000, São Paulo, SP.
Telefone: 3941 2162 /3945 4532

Parceiros
Passatempo Educativo; Bombeiros voluntários

Parque Estadual Juquery

O Parque Estadual Juquery, em Franco da Rocha, aproveita a Semana do Meio Ambiente para celebrar também o seu 25º aniversário. Entre os dias 5 e 10/06, das 8h às 17h, serão realizadas palestras, trilhas monitoradas, oficinas, e exposições para os visitantes, tanto no parque, como no seu entorno.

No dia 5/6, o Parque montará um estande com o tema “Conhecer para Preservar”, na Praça Caieiras, no Centro de Franco da Rocha e no dia 7/6, o mesmo estande estará na Praça do Bairro Nova Era, em Caieiras, das 9h às 14h. A exposição conta com banners, animais empalhados ou em vidro, informações sobre o Programa Corta-Fogo e outros.

No dia 8/6, haverá uma palestra sobre o histórico do parque, sua fauna e flora, prevenção de incêndios, seguida de caminhada monitorada pela Trilha Yu-kery, passando por trechos de mata atlântica e cerrado, além de pausa para beber água em uma bela nascente do Cerrado. O evento será das 8h às 17h. A trilha é de nível médio, recomendada para público acima de 10 anos. Inscrições pelo telefone. Vagas limitadas.

No dia 9/6, o Parque realiza uma Feira de Troca de Mudas e Sementes, das 9h às 12h, e Museu Aberto, das 9h às 16h, com exposição de animais empalhados e conservados em vidro. Os interessados devem trazer mudas de árvores e de ervas medicinais para trocar com os outros participantes. Na ocasião, o PEJy fará distribuição de mudas de árvores da Mata Atlântica e do Cerrado.  No dia 10/6, tem Cine Juquery, das 13h às 16h, e Oficina de Pintura, das 13h às 16h, para a criançada.

Serviço
Endereço: Rod. Prefeito Luiz Salomão Chamma km 46.
Fones: (11) 4449-5545 e 4443-3106

Parceiros
26º Batalhão da PM, GCM / Prefeitura de Franco da Rocha, Prefeitura de Caieiras e Bombeiros.

APA do Carmo

Para comemorar a Semana do Meio Ambiente e os 15 anos da criação do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (PNMFC), a Área de Proteção Ambiental Parque Fazenda do Carmo (APA do Carmo), em São Paulo, estão programando diversas atividades.

No dia 09/06, das 9h às 13h, acontece uma caminhada com início no Portão 2 do SESC Itaquera às 8:30h. O percurso possui cerca de 6km, incluindo o Lago do Sesc Itaquera, Trilha pelo PNMFC e Museu do Meio Ambiente no Casarão do Parque do Carmo.  O evento é voltado para todos os públicos, a partir de 15 anos, com bom condicionamento físico. As vagas são limitadas. Inscrições pelos telefones (11) 5187-0323 / 2749-2272 / 2997-5007. O Portão 2 do SESC Itaquera fica na Estrada da Fazenda do Carmo, acesso pela Av. Aricanduva altura do nº 8300 – Itaquera, Zona Leste, São Paulo.

Nos dias 09 e 10/6, das 9h às 16h, acontece no SESC Itaquera, uma Mostra Rota do Cambuci.  A Rota é um empreendimento do Instituto Auá em parceria com dez municípios e representa uma grande oportunidade para o resgate da cultura tradicional em torno deste fruto nativo, visando a produção agroecológica e o comércio justo. Nessa atividade, eles apresentarão seu trabalho e seus produtos para o público.

Endereço: Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera

No dia 10/6, das 9h às 15h, acontece uma intervenção com grafites no muro do SESC Itaquera, com cerca de 430metros de comprimento, da Estrada da Fazenda do Carmo. Serão realizadas também atividades de educação ambiental e vivências. As imagens são resultado do trabalho coletivo de grafiteiros e artistas de região em diálogo com representantes comunitários e do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo. O material para o grafite será doado pelo SESC Itaquera.

A partir de 11 de junho, acontece no Museu de Meio Ambiente do Parque do Carmo, a Exposição “Bicho: quem te viu, quem te vê!” – reflexões sobre a conservação da biodiversidade.  A mostra itinerante  é produto de uma entre CDCC/USP, Instituto Florestal (IF), Fundação Florestal (FF) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  O Museu fica na Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera, São Paulo.

Parceiros:

SESC Itaquera, APA Parque e Fazenda do Carmo, Núcleo Verde e Meio Ambiente Leste 1, Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo e Prefeitura de São Paulo.

PESM – Núcleo Padre Dória

O Núcleo Padre Dória do Parque Estadual Serra do Mar realiza, no dia 17/6, o 3º Encontro de Produtores de Cambuci e Frutas Nativas, com lançamento do programa juçara “Plante um pé no seu Quintal”, e também a inauguração dos “Jardins Secretos da Serra do Mar. O evento tem início às 10h e contará com concurso gastronômico, palestras,  apresentações culturais e distribuição de mudas de juçara.

O encontro tem como objetivo incentivar os produtores na produção e na valorização de frutos da Mata Atlântica, tendo como principal produto o Cambuci e o fruto da Palmeira-Juçara como forma de conservar  a diversidade biológica e o manejo sustentável da espécie. Já os “Jardins Secretos das Orquídeas da Serra do Mar” fazem parte de um projeto com enfoque na educação ambiental e na recuperação de espécies resgatadas de diversas áreas e realocadas na entrada das principais trilhas de uso público do PESM, garantido a integridade de espécies, principalmente aquelas que correm risco de extinção.  O projeto também valoriza o trabalho do ambientalista e colecionador de orquídeas Masuji Kayasima, que atua há mais de 40 anos na região.

Parceiros
Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Salesópolis e União dos Moradores Amigos do Bairro dos Pintos (UMAP)

Serviço
Local: Estrada Rodrigues de Campos, Km2 – Bairro dos Pintos / Salesópolis – SP
Telefone:  (11) 4696-0981.
E mail: pesm.padredoria@gmail.com

PESM – Núcleo Santa Virgínia

O Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual Serra do Mar, em São Luiz do Paraitinga, realiza no próximo dia 10/6, seu tradicional Passeio Ciclístico e Caminhada.  O evento é aberto ao público, principalmente moradores do entorno do parque, nos municípios de São Luiz do Paraitinga e Natividade da Serra. As inscrições podem ser feitas até o dia 08/06, por email.

O ponto de encontro é às 8h do dia 10/06, na praça Oswaldo Cruz no município de  São Luiz do Paraitinga. Lá, as bikes serão colocadas num caminhão e os participantes seguem de ônibus até a Estrada Vereador Abílio Monteiro de Campos, onde tem início o passeio de bicicleta, até o Centro de Visitantes do Núcleo Santa Virginia, totalizando 30 km de percurso em estrada de terra. Já os participantes da caminhada seguem de ônibus até a EMEIEF Maria Vitória de Campos Azevedo em Catuçaba, de onde o grupo segue a pé, por um percurso de 18km até o Centro de Visitantes do Núcleo Santa Virgínia.

Parceiros
Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga e comerciantes da Cidade.

Serviço
Telefones:
 (12) 3671-9266 / 3671-9159
Emails para inscrições: pesm.santavirginia@fflorestal.sp.gov.br ou nucleosantavirginia@gmail.com

Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Curucutu

De 05 a 10/06, das 9h às 16h30, o Núcleo Curucutu do PESM realiza a sua VI Semana do Meio Ambiente, com o tema “Unidade de Conservação e seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais”, com enfoque no uso correto dos recursos naturais, principalmente os recursos hídricos. Entre as atividades, palestras, vídeos e dinâmicas e caminhada nas trilhas do Mirante, Capela Santa Rita de Cássia e da Bica. As atividades são abertas ao público, mediante agendamento prévio por e-mail.

Parceiro
Apoio da PAMb – Polícia Militar Ambiental

Serviço:
Fone: (13) 3422-5657
E-mail: pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br

Parque Estadual Ilha Anchieta

Nos dias 5 e 8/6, o Parque Estadual Ilha Anchieta, em Ubatuba, se transformará em uma grande sala de aula no meio da “natureza”. Entre diversos aprendizados, alunos de escolas públicas do município entenderão a relação do ciclo do carbono e as mudanças climáticas globais, por meio de um jogo dinâmico e cooperativo entre os alunos em uma trilha da Mata Atlântica.

Essa atividade faz parte do projeto Ecossistemas Costeiros, do Instituto de Biociências da Universidade do Estado de São Paulo- IB/USP, em parceria com as Unidades de Conservação do Estado de São Paulo e as escolas públicas. Além disso, terão acesso ao histórico da Ilha Anchieta e informações sobre unidades de conservação. Em comemoração ao Dia dos Oceanos, o PEIA receberá o Encontro Jovem Transformar, do Projeto Tamar, com o objetivo trabalhar na prática o tema “conservação costeiro-marinha”.

 Parceiros
Instituto de Biociência da USP.

Serviço
Telefones:  (12) 3842-1231
E-mail: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br

Estação Ecológica Ribeirão Preto

A Estação Ecológica de Ribeirão Preto (EERP) participará das atividades do Ciclo Integrado do Meio Ambiente de Ribeirão Preto (CIMARP). De 13/06 a 13/07, das 10h às 22h, acontece a Exposição “Bicho quem te viu, quem te vê?”. O evento acontece no Shopping Iguatemi de Ribeirão Preto, com entrada gratuita.

Escolas interessadas devem realizar o agendamento pelo telefone (16) 3637-1939 ou (16) 99638-6875, das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h. A exposição contará com alunos dos cursos de Biologia e Engenharia Ambiental, da Associação Faculdade de Ribeirão Preto – AFARP (UNIESP) e Centro Universitário Barão de Mauá que acompanharão os visitantes e os grupos escolares.

No dia 09/06, a EERP participa das atividades que acontecerão na Praça XV de Novembro, Centro, das 9h às 17h, com o objetivo de divulgar a Unidade de Conservação. No dia 10/06, a mesma ação nos parques onde acontecerão as atividades do CIMARP: Parque Tom Jobim, Parque Luis Carlos Raya e Parque das Artes.

texto: Aline Rezende
foto: Miguel Nema