A trilha fica no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro

Uma das opções de lazer mais procuradas nos fins de semana pelos amantes da natureza de Santa Rita do Passa Quatro e região, a Trilha dos Jequitibás, situado no Parque Estadual Vassununga, estará fechada ao público pelo período estimado de 30 dias, a contar de 19 de abril.

Segundo o gestor do Parque, Fabrício Pinheiro da Cunha, foram identificadas demandas de manutenção, em parte devido ao estado de conservação do solo em alguns pontos do caminho, bem como a necessidade de limpeza e poda. Também está prevista a pintura de guaritas e decks. As obras de manutenção serão custeadas com recursos do próprio parque e devem melhorar ainda mais a experiência de percorrer trilhas em um dos últimos remanescentes da vegetação nativa da região.

O Parque Estadual de Vassununga abriga a maior concentração de indivíduos de espécies Jequitibá-rosa, incluindo o maior exemplar paulista acessível a visitação pública. Suas áreas de floresta encontram-se em regiões de colinas, escarpas e planícies fluviais, que observado à distância têm-se uma bela paisagem, com a floresta despontando, destacando-se as copas dos enormes exemplares de jequitibás-rosa.

Durante o período de fechamento da Trilha dos Jequitibás, permanecerão abertos diariamente o Centro de Visitantes no sentido norte (Gleba Capetinga Leste) e a trilha do Mirante (Gleba de Cerrado Pé de Gigante) para visitação com agendamento de grupos.

Para mais informações:

Parque Estadual de Vassununga
Gleba Capetinga Leste, Rodovia Anhanguera SP 330, km 245, sentido Norte
Santa Rita do Passa Quatro-SP
Fone: (19) 9 7163 7206
E-mail: pe.vassununga@fflorestal.sp.gov.br

Texto: Nino Dastre
Fotos: Marcus Bellizzi e Dirceu Rodrigues