Passado o estado de alerta em relação aos incêndios, comunidade e instituições locais se unem para ajudar a recuperar a diversidade biológica da Serra da Bocaina

Nos dias 4 e 5 de novembro, a partir das 9 horas, a Estação Ecológica Bananal (EEB), no município de mesmo nome, participa de um grande Mutirão de Plantio de árvores nativas, em áreas de sua zona de amortecimento na Serra da Bocaina, atingidas por incêndios no mês de setembro. A área que receberá o plantio fica a cerca de dois km da EEB. O evento é gratuito e aberto público.

O objetivo, segundo os organizadores do evento, é contribuir com a recuperação da vegetação nativa de Mata Atlântica e recuperar a saúde das nascentes de água doce da região, além de restabelecer locais de abrigo para fauna, contribuindo para restaurar a diversidade biológica da Serra da Bocaina. Ao todo, serão plantadas cinco mil mudas de espécies de árvores nativas, como sibipiruna, ipê-amarelo, pau-viola, ingá, quaresmeira e imbiruçu, entre outras.

O gestor da Estação Ecológica Bananal, Thiago Nogueira, conta que o incêndio vivido no último mês foi uma grande tragédia para a região, mas também fortaleceu grandes parcerias, todas unidas com o objetivo de combater as chamas. “Nesta nova página da história, representantes da EEB, de associações do entorno, prefeitura e voluntários participarão no plantio que contribuirá para a recuperação de áreas atingidas. Esta será a primeira de muitas ações de reflorestamento que vão acontecer na Serra da Bocaina”, destaca o gestor.

Parceiros

O evento é resultado de uma parceria entre a Associação de Moradores e Amigos do Vale da Bocaina (Amovale); Associação dos Moradores e Proprietários do Sertão do Ariró (Ampsa); Prefeitura Municipal de Bananal; Grupo de Escoteiros Desbravadores; Fundação Florestal/Estação Ecológica Bananal (EEB)  e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CDAE).

Serviço

O ponto de encontro para o plantio será na Estrada SP-247. Para mais informações, ligue: (12) 3116-2008, das 8h às 17h, ou acesse:  www.facebook.com/amovale.bocaina