O veado-catingueiro é uma espécie de cervídeo que vive em florestas, cerrados, caatingas e outros habitats
O Parque Estadual Vassununga (PEV), em Santa Rita do Passa Quatro, tem recebido a visita ilustre de um jovem casal de veados-catingueiros (Mazama guazoubira). Eles apareceram pela primeira vez há cerca de um mês e, desde então, têm marcado presença constante nos arredores do Centro de Visitantes da Unidade de Conservação.
Além destes, é possível avistar com facilidade a ave maria-faceira (Syrigma sibilatrix) e um bando de macacos-prego (Sapajus nigritus) e muitas outras espécies da fauna.
Segundo o gestor do PEV, Fabrício Pinheiro, a presença desses e de outros animais é resultado da proteção ambiental oferecida pela Unidade de Conservação (UC). “Os veados-campeiros são mamíferos grandes e costumam ser bem ariscos. Funcionários e visitantes ficam encantados com a aparição deles. Tê-los por aqui significa que o ambiente está saudável e que eles se sentem seguros dentro da UC.”
O veado-catingueiro é uma espécie de cervídeo que vive em florestas, cerrados, caatingas e outros habitats. Costumam ser solitários, mas podem ser avistados em pares, como aconteceu no PEV. São herbívoros, alimentando-se de frutas, flores, gramíneas, leguminosas e outros.
Sobre o parque
O PEV é uma área de grande destaque ecológico, por representar um dos últimos remanescentes de vegetação natural de Mata Atlântica e Cerrado na região. Abriga a maior concentração de jequitibás-rosa – uma espécie de árvore ameaçada de extinção – incluindo o maior exemplar paulista acessível à visitação pública.
Serviço
Endereço: Parque Estadual Vassununga, Gleba Capetinga Leste, Rodovia Anhanguera SP 330, km 245, sentido Norte (São Paulo a Ribeirão Preto)
Dias e horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h.
Telefone para informação: (11) 95652-1332
E-mail: pe.vassununga@fflorestal.sp.gov.br
A visita de grupos e de pessoas com dificuldades de locomoção deve ser agendada previamente.