Na última limpeza, em março de 2016, foram retiradas cerca de 6 toneladas de resíduos sólidos – Foto: João Mauro Carrillo,

No próximo dia 19 de setembro, das 8h às 17h, o Parque Estadual Juquery (PEJy) realizará junto com a Escola Superior de Bombeiros e o 5 Grupamento dos Bombeiros – Posto Franco da Rocha, SABESP, Policia Militar Ambiental, Prefeituras de Mairiporã, Caieiras e Franco da Rocha, Parque Estadual Cantareira além de voluntários muito dedicados a UC mais uma megaoperação de fiscalização e limpeza no Reservatório Juquery/Paulo Paiva Castro. Esta é a 2º edição da ação integrada neste ano em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza das Águas.

Em 22 de março, Dia Mundial da Água, aconteceu a última limpeza e fiscalização ao longo dos 8 km das margens do reservatório. Ao todo, foram retiradas cerca de 6 toneladas de resíduos sólidos descartados de forma irregular pela população local. A ação contou com a presença do diretor executivo da Fundação Florestal, Paulo Almeida e reuniu cerca de 480 pessoas entre parceiros e voluntários.

O Reservatório Juquery/Paulo de Paiva Castro, responsável por parte do abastecimento na região metropolitana de São Paulo – cerca de 6 milhões de pessoas – é o último estoque hídrico dos 5 que compoe o Sistema Cantareira, águas de nascem desde o sul de Minas Gerais e por gravidade são armazenadas e bombeadas para então serem tratadas e distribuidas para o consumo.

Por tratar-se de áreas suscetíveis a invasões por pescadores, caçadores, coletores de orquídeas e bromélias, passarinheiros, veranistas, banhistas, embarcações diversas e jet-skis, além de ser vulnerável a incêndios florestais e campestres, a fiscalização é realizada constantemente pela equipe do PEJY.

Sobre o Parque Estadual Juquery
Último grande remanescente de Cerrado preservado na região Metropolitana de SP, o Parque Estadual Juquery resguarda, em meio ao domínio de Mata Atlântica, a diversidade biológica das composições campestres do Cerrado paulista.

Parque Estadual Juquery
Acesso pela Rua Miguel Segundo Lerussi s/n° Parque Industrial. Franco da Rocha/SP
Dias e horários de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 16h.
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (11) 4449.5545
E-mail: pe.juquery@fflorestal.sp.gov.br
Estacionamento: 150 vagas (gratuito)