Jequitibá no Parque Estadual Vassununga - foto divulgação FFEm um novo período de equidade e mudanças com a chegada de uma nova estação, simbolizada com a celebração brasileira anual do Dia da Árvore, somos  remetidos a uma singela oportunidade para refletir e considerar nossas ações. Mais do que nos oferecer inúmeros serviços ecossistêmicos, as árvores equilibram as temperaturas, os efeitos das mudanças climáticas e protegem nossos recursos hídricos, assim como, servem de abrigo para milhares de espécies de animais, pássaros e outras plantas, este dia nos aproxima da relação pessoa/natureza.

Atualmente, com a expansão urbana e outros fatores, grandes extensões de florestas vêm se perdendo diariamente, dando lugar à desertificação, ao assoreamento dos rios, à redução das chuvas e à diminuição do habitat de milhares de espécies silvestres. O desmatamento afeta todo o equilíbrio da vida na Terra. Esta é uma realidade que podemos perceber com o aquecimento global, a escassez da água e o desaparecimento de diversas espécies da fauna.

Vivemos o momento de proteger e resgatar o máximo possível das nossas florestas. A Fundação Florestal, por meio de suas Unidades de Conservação (UC), busca conservar os fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado remanescentes no Estado de São Paulo. São 94 Unidades de Conservação de proteção integral e de uso sustentável, espalhadas por todo o Estado.

É um grande privilégio poder participar de uma instituição como a Fundação Florestal. Diante de limitados remanescentes florestais no nosso Estado, trabalhamos com afinco para reverter este quadro, imbuídos sempre pela nossa valiosa responsabilidade de conservação e proteção das Unidades de Conservação, esperançosos em superar os desafios e sensibilizar a todos de sua importância para nossas vidas.

E tenho a certeza que você também pode fazer parte desta história! Neste Dia da Árvore, conheça as UC do Estado de São Paulo mais próximas da sua cidade. Visite, leve sua família, vivencie, participe.  Plante uma árvore! Ela crescerá, dará frutos e ajudará a equilibrar a vida no nosso meio ambiente.

Paulo Almeida
Diretor Executivo da Fundação Florestal