Brigadistas trabalham no combate a incêndio provocado por balão – foto Acervo PEJy – estiagem 2016

O Parque Estadual Juquery (PEJY) foi alvo de mais um incêndio no último dia 28. Por volta das 20h30, um balão caiu na Unidade de Conservação e as chamas se propagaram com rapidez.  O combate foi realizado por cinco funcionários brigadistas e um voluntário, que controlaram o incêndio por volta das 3h30.  Estima-se que cerca de 47 hectares  de fisionomias campestres bem preservadas tenham sido queimadas neste incêndio.

No dia do incêndio, o PEJY registrou 14 balões de grande porte em suas mediações. Dois deles foram resgatados pela equipe de vigilância e o terceiro causou o incêndio. A Fundação Florestal faz um apelo à população para que deixe de praticar essa atividade que tanto prejudica o meio ambiente.

O diretor executivo da Fundação Florestal, Paulo Almeida, explica que “as Unidades de Conservação da Fundação Florestal protegem os últimos fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado no Estado de São Paulo e toda a sua biodiversidade. Os incêndios causam grandes estragos nestas áreas. Muitos animais morrem ou perdem seu habitat e a vegetação leva décadas para se recompor. O hábito de soltar balões é um dos principais motivos de incêndios nestas áreas e é caracterizado como crime ambiental. Pedimos à população que se sensibilize e nos ajude, denunciando e impedindo esta prática.”

Sobre o parque
O Parque Estadual Juquery possui grande importância para a conservação do Cerrado, abrigando o último remanescente do bioma ainda preservado na região metropolitana de São Paulo. A Unidade de Conservação possui 2.058,09 hectares e abriga grande variedade de plantas e animais. Para mais informações, acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-estadual-do-juquery/

SERVIÇO
Parque Estadual Juquery
Acesso pela Rua Miguel Segundo Lerussi s/n° Parque Industrial. Franco da Rocha/SP
Dias e horários de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (11) 4449.5545
E-mail: pe.juquery@fflorestal.sp.gov.br
Estacionamento: 150 vagas (gratuito)