O Parque Estadual Cantareira (PEC) participou, na última semana, de um Mutirão de Limpeza em um dos pontos da Estrada de Santa Inês, que margeia o Núcleo Pedra Grande do PEC. Como resultado, foram retiradas 20 toneladas de resíduos, entre entulhos e lixos variados em um único ponto da estrada. A ação será repetida na primeira quinzena de outubro, abrangendo toda a extensão da Estrada, que atualmente possui vários pontos de descarte irregular de resíduos.
O gestor do PEC, Vladimir Arraes, explica que esta prática prejudica o meio ambiente e a própria população. “O descarte irregular de resíduos é um crime ambiental responsável pela contaminação do lençol freático, assoreamento de nascentes, envenenamento de animais silvestres e poluição visual, entre outros danos. O infrator pode ser punido pela prefeitura, por descarte em via pública e pela Polícia Ambiental. Orientamos ao cidadão que procure um ecoponto ou contrate uma caçamba para destinar corretamente os resíduos.”
O mutirão contou com o apoio da Prefeitura de São Paulo e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Sobre o parque
O Parque Estadual Cantareira constitui uma importante área remanescente de Mata Atlântica na metrópole e é considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo. É uma região que contem muitas nascentes e diversos cursos d’água que exercem papel fundamental na história do abastecimento de água na cidade de São Paulo. Abrigam diversas espécies de fauna e flora, inclusive algumas espécies ameaçadas de extinção do Estado de São Paulo.
SERVIÇO
Dias de funcionamento: sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h.
Ingresso: R$ 13,00 (Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento)
Telefone: (11) 2203-0115
E-mail: pe.cantareira@fflorestal.sp.gov.br
Núcleo Pedra Grande – Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal – São Paulo/SP – 2203-0115