Procissão conduz a imagem de Bom Jesus de volta à capela da Ilha Anchieta – foto Aline Rezende

No último sábado, 6, o Parque Estadual Ilha Anchieta recebeu a tradicional comemoração do dia do Bom Jesus padroeiro da ilha, . A missa em sua em homenagem, celebrada pelo padre Altair dos Santos, reuniu cerca de 442 fiéis no auditório da Unidade de Conservação. O diretor executivo da Fundação Florestal, Paulo Almeida, esteve presente ao evento e teve a oportunidade de conhecer um pouco da história e das belezas naturais da Ilha Anchieta.

A festividade teve início às 7h30, na Igreja Nossa Senhora das Dores, com a saída da imagem do Bom Jesus da Ilha em carreata até o Píer Saco da Ribeira. De lá, saíram as escunas rumo ao Parque Estadual Ilha Anchieta, onde foi realizada a missa. Após a celebração, os participantes tiveram tempo livre para a visitação, contação de histórias, banhos de mar, passeios e brincadeiras dentro do Parque Estadual da Ilha Anchieta.

De acordo com Paulo Almeida, a celebração do Dia do Bom Jesus é uma tradição que valoriza os atributos históricos e a relação do Parque com a comunidade ubatubense. “É bonito ver e participar desta comunhão, perceber o empenho de todos na realização deste evento. Esta é uma festividade que remonta o passado da Ilha Anchieta, que é tão rico em histórias. Somado a isso, estamos levando ao público a nossa mensagem de preservação ambiental e amor à natureza, pois não é todo dia que uma missa é celebrada num lugar tão bonito como a Ilha Anchieta.”

Valorização histórica
A homenagem a Bom Jesus já era feita desde a metade do século XIX, em 1850, quando a Ilha Anchieta era chamada de Ilha dos Porcos. Naquela época, a ilha era um povoado da comarca de Ubatuba bastante habitada, que contava com casas, plantações, pequenos negócios, uma escola, uma capela e um cemitério. Já naquela época, no dia 6 de agosto, a Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos era feita na mesma capelinha que existe hoje. Nos tempos atuais, a festividade voltou a ser realizada a partir da reforma da capela e já está em sua 18ª edição, como forma de valorizar a história e a cultura locais.

Realização
O evento é uma realização da Fundação Florestal, por meio do Parque Estadual Ilha Anchieta, Associação Pró-Resgate Histórico da Ilha Anchieta e dos Filhos da Ilha (APRHIAFI), Paróquia do Itaguá, com o apoio da Associação de Caiçaras Técnicos em Meio Ambiente e Resgate em Ambientes, Polícia Rodoviária, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Parque Estadual Ilha Anchieta
Com 828 hectares de extensão, sete praias, natureza exuberante e uma grande biodiversidade, o Parque Estadual Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do estado e um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba. Administrado pela Fundação Florestal, o PEIA proporciona aos visitantes, um passeio cheio de encantos, mesclando o mar, a Mata Atlântica, a cultura e a história. Praias belíssimas, trilhas ecológicas em meio à Mata Atlântica, passeios pelas ruínas do antigo presídio e um dos melhores pontos para mergulho do Brasil são alguns dos atrativos oferecidos pelo PEIA.

Serviço
Para mais informações, o público visitante poderá entrar em contato por meio do telefone (12)3842-1241, ou pelo email: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br .