Cachoeira Ronco D’água – APA Silveiras – Foto: Izabel Cristina

No próximo dia 14 de agosto, é celebrado o Dia de Combate à Poluição. A data visa alertar a população sobre os riscos ao meio ambiente e seus indivíduos. A Área de Proteção Ambiental (APA) Silveiras e Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD) promovem ações para celebrar esse dia. Em ambas as Unidades de Conservação (UC) da Fundação Florestal (FF), o objetivo das ações promovidas é de promover a reflexão e conscientização dos participantes sobre o tema.

Área de Proteção Ambiental Silveiras

No  dia 15 de agosto, das 10h às 14h, a Área de Proteção Ambiental (APA) Silveiras estará na Escola Municipal Aurora de Andrade Cardoso, no município de Silveiras para falar sobre “Os efeitos da poluição em nível mundial”. O evento contará com a presença do engenheiro agrônomo, consultor ambiental e morador do Bairro dos Macacos, Thiago de Castro Rabelo Santos, que fará um relato sobre os principais problemas ambientais que o bairro enfrenta. No final, haverá um debate sobre o que foi apresentado. A ação conta com o apoio da Diretoria Municipal de Ensino, de Silveiras.

Sobre a APA Silveiras
A APA Silveiras foi criada para proteger os recursos hídricos, os remanescentes de vegetação nativa e o patrimônio histórico-cultural e arquitetônico existentes no município de Silveiras. Na região das cabeceiras do rio Paraitinga, estão localizadas as cachoeiras mais importantes e nos Campos da Bocaina estão os paredões rochosos com vegetação original nas partes mais altas, formando uma paisagem peculiar.

Parque Estadual Morro do Diabo

No próximo dia 12 de agosto, das 8h às 12h, o Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD) realiza a “Campanha Ecológica Rodovia SP 613”, no km 21 da Rodovia Arlindo Bettio, que é uma estrada-parque. A ação acontece a cada três meses e tem como objetivo a conscientização dos motoristas que utilizam este trajeto, com distribuição de sacolas e prestação de informações. O objetivo é conscientizar os usuários da SP 613 sobre os riscos de atropelamentos de animais silvestres, incêndios florestais e o descarte incorreto de lixo às margens da estrada-parque.

A atividade conta com apoio da Polícia Militar Ambiental e Rodoviária, Prefeitura Municipal de Teodoro Sampaio, da ONG IPÊ e ICMBio.

Para mais informações sobre a APA Silveiras mande um e-mail para: izza@fflorestal.sp.gov.br

Sobre o Parque Estadual Morro do Diabo
O Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD) foi criado como reserva em 1941, passando para a categoria de parque em 1986. Possui área de 33.845,33 hectares e preserva uma das últimas áreas de floresta de planalto do país. Além de abrigar várias espécies ameaçadas de extinção como o bugio, a puma e a onça-pintada, estima-se que haja no local uma população de cerca de 1.200 micos-leões-pretos. O parque também abriga a maior reserva de perobas-rosa do estado.

Parque Estadual Morro do Diabo
Acesso Morro do Diabo – SPV 28 – KM 11 – Teodoro Sampaio/SP
Dias e horários de funcionamento: visitação de terça a domingo 8h às 17h. Acesso às trilhas do Morro do Diabo, Pedro Bill, Ferrovia-Angelim e Paranapanema somente mediante agendamento prévio.
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (18) 3282-1599