Paulo Almeida, Gilson Ferreira, Edgar Fernando de Luca e Naiana Landucci compuseram a mesa principal – Foto José Jorge

A Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), da SMA, promoveu na quarta-feira (6/7) a quarta edição da série Diálogos de Educação Ambiental. O tema desenvolvido foi “A educação ambiental na gestão socioambiental das áreas protegidas” e foi realizado na sede do Instituto Florestal, parceiro desta edição juntamente com a Fundação Florestal.

Participaram da mesa de abertura Edgar Fernando de Luca, diretor-geral do Instituto Florestal; Paulo Santos de Almeida, diretor executivo da Fundação Florestal; Gilson Ferreira, da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA); e Naiana Lanza Landucci, representando Sergio Luis Marçon, da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA).

Depois das boas-vindas, Rodrigo Machado e Beatriz Truffi Alves, da CFA, apresentaram a publicação Contribuição dos Conselhos Gestores à Proteção das Unidades de Conservação: um guia prático para atuação a partir da fiscalização ambiental preventiva. Ela foi elaborada pela CFA com o apoio da CEA, da Fundação Florestal e do Instituto Florestal.

Segundo os autores, “A publicação tem subsidiado reflexões, debates e ações no campo da gestão pública do meio ambiente, da educação ambiental e, especialmente, da fiscalização como uma das estratégias de proteção ambiental”. O Guia está disponível em PDF. Para visualizá-lo, acesse aqui.

A palestra seguinte, sob o tema Educação Ambiental nas Áreas Protegidas da Fundação Florestal e do Instituto Florestal, foi proferida por Adriana Neves, da Assessoria de Educação Ambiental da Fundação Florestal, e por Helena Dutra Lutgens, coordenadora do Programa de Uso Público do Instituto Florestal.

Os trabalhos da parte da manhã terminaram com a palestra de Paulo Russo, coordenador geral de Gestão Socioambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Russo é bacharel em geografia e mestre em geografia pela URFJ e atuou como professor em instituições de ensino superior no Rio de Janeiro. Atuou também como pesquisador associado do grupo de pesquisa “Ações de Educação Ambiental”, da Universidade Federal do Amapá.

Em sua palestra, Paulo Russo contou sua experiência de 13 anos na região amazônica, principalmente, em ações de educação ambiental. Detalhou seu trabalho de articulação institucional e comunitária no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Compartilhou também aspectos relevantes de sua experiência com as diferentes ações e atividades do ICMBio para criar, implementar e gerir as unidades de conservação e os centros de pesquisa e conservação federais de forma integrada com a sociedade no contexto nacional, estadual e regional.

Após o almoço, Paulo Russo coordenou uma “Oficina de Cenários”, onde os participantes se reuniram em grupos para planejar propostas de intervenção educativa a partir de cenário hipotético sobre a gestão de uma unidade de conservação e seus conflitos.

Diálogos de Educação Ambiental
A Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA) incorpora a educação ambiental nas políticas públicas e nos processos de gestão, permeando o conjunto de ações e projetos da Secretaria do Meio Ambiente. Representa o suporte do Estado de São Paulo às ações locais de educação ambiental, atendendo às diretrizes estabelecidas pelo Sistema Ambiental Paulista e pelas Políticas Nacional e Estadual de Meio Ambiente e Educação Ambiental.

Os Diálogos de Educação Ambiental consistem em uma série de encontros para compartilhar experiências e reflexões, além de ampliar e qualificar as possibilidades de atuação da educação ambiental no Sistema Ambiental Paulista. O evento é direcionado para servidores da casa e intenciona fomentar a compreensão da educação ambiental como ferramenta indispensável para aprimorar a gestão pública e a construção de políticas públicas ambientais no estado de São Paulo. Acesse aqui o conteúdo dos Diálogos.