Foto: Aline Rezende

No último dia 1° de junho, o diretor executivo da Fundação Florestal, Paulo Almeida, participou de uma Mesa Redonda sobre “Regularização Fundiária e Comunidades Tradicionais”, realizada durante o VII Festival da Mata Atlântica – Florestas, Rios e Mar, promovido pela Prefeitura Municipal de Ubatuba.

Compondo a mesa, além da Fundação Florestal, estavam representantes do Ministério Público Federal, Defensoria Pública Estadual, Judiciário Federal, Secretaria do Patrimônio da União, INCRA, Conselho Quilombola e Fórum de Comunidades Tradicionais.

O auditório da Escola Municipal Tancredo Neves – onde foi realizado o evento – estava repleto. Além desta gama de técnicos das diversas instituições ligadas às questões fundiárias e ambientais, o evento reuniu mais de 100 pessoas, representantes de diversas comunidades tradicionais indígenas, quilombolas e caiçaras de Ubatuba e de outros municípios, como Paraty e Peruíbe.

Na ocasião, os representantes das instituições participantes da mesa redonda puderam debater e explicar aos presentes como funcionam os trâmites para a regularização fundiária em cada instância. A palavra foi concedida ao público, para que pudessem fazer perguntas específicas a cada participante.

Diálogo
Para o diretor executivo da Fundação Florestal, participar desta discussão, junto de pessoas interessadas em resolver os conflitos fundiários das comunidades tradicionais é extremamente importante.

Entre suas palavras, Paulo Almeida ressaltou que os Conselhos Consultivos são importantes fóruns de participação popular e na construção das diretrizes que regem as Unidades de Conservação (UC). “O plano de manejo também não é um documento estático, ele é vivo e pode ser alterado, de acordo com as características de cada UC. Peço às comunidades que não desistiam do diálogo. Da nossa parte, estamos trabalhando diariamente para estudar caminhos e soluções”, finalizou Paulo.