Equipe de brigadistas da Fundação Florestal / Divulgação FF

Na tarde do último dia 23, por volta das 15h30, um incêndio florestal atingiu área do Parque Estadual Itapetinga e do Monumento Natural Estadual Pedra Grande, em Atibaia (SP). Estima-se que o fogo destruiu pelo menos 30 hectares de vegetação, que é composta principalmente por floresta de transição entre Mata Atlântica e Cerrado, com predomínio da Mata Atlântica.

De acordo com moradores do entorno, o foco de incêndio foi identificado próximo ao Condomínio Arco-Iris e se alastrou para o interior das Unidades de Conservação. As instituições que compõem a Operação Corta-Fogo na região foram acionadas para o combate e controle da ocorrência.

A equipe –brigadistas da Fundação Florestal, brigadistas voluntários que já atuam na região, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do município de Atibaia e proprietários– teve seu trabalho dificultado no período da tarde por conta de fortes ventos que levaram as chamas para a parte superior da Serra, sendo o trabalho principal realizado na parte baixa, com o controle de uma das frentes do foco de incêndios.

Com a queda de temperatura e estabilização dos ventos, restaram poucos focos pontuais e o combate continuou, com a imersão da equipe por dentro da mata realizando o combate e o rescaldo dos últimos focos de incêndio, terminando seu trabalho por volta das 23h. Ainda na manhã de hoje está sendo realizado monitoramento da área a fim de evitar novos focos de incêndios em áreas isoladas.

Para o diretor executivo da Fundação Florestal, Paulo Almeida, o apoio ao trabalho da Operação Corta-Fogo, com a atuação das diversas instituições regionais, brigada da Fundação Florestal e brigadistas voluntários foram fundamentais para o controle do fogo.

“É importante lembrar que esta região já conta com histórico de incêndio ao longo dos últimos anos e que a conscientização de todos é importantíssima para evitarmos ocorrências como esta”, comentou Paulo, referindo-se os cuidados preventivos como não jogar bituca de cigarro, não queimar lixo, não fazer fogueiras e não soltar balões.