No próximo dia 19, o Parque Estadual Turístico Alto Ribeira (PETAR) completa 58 anos de proteção integral a 35.772,5 hectares de exuberante vegetação de Mata Atlântica. Na Unidade de Conservação, (UC) foram registradas mais de 400 cavernas pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), 12 delas aberta a visitação.
Na sua extensão, podem ser encontradas espécies de matas primárias, vegetação de alto grau de preservação, quase sem intervenção humana, com árvores de 25 a 30 metros de altura, e por isso é considerado como um Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade. Animais como a onça-pintada e o monocarvoeiro vivem em seu amplo território.
O PETAR faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação do Paranapiacaba, composto pelo Parque estadual Intervales (PEI), Parque Estadual Carlos Botelho (PECB), Parque Estadual Nascentes do Paranapanema (PENP), Estação Ecológica Xituê (EEX) e Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Mar. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), o PETAR protege um dos cinco ecossistemas mais importantes do mundo.
Para saber mais sobre acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/petar/
SERVIÇO
Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira
Acesso pela Av. Isidoro Alpheu Santiago, 364 – Fepasa – Apiaí/SP
Dias e horários de funcionamento: terça-feira a domingo das 8 às 17h.
Ingresso: R$ 13,00 por pessoa. Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento. Para as atividades de visitação nas cavernas e atrativos deve contratar um monitor ambiental autônomo credenciado na Unidade