A vida moderna por vezes nos distancia da natureza. Acostumamos a viver na cidade, com o solo coberto por asfalto, cercado por edificações. É difícil lembrar que um dia, existiu ali um sistema natural, repleto de vegetação e todo um ecossistema equilibrado. No nosso caso, boa parte das cidades que conhecemos no Vale do Paraíba, Litoral e até mesmo a grande São Paulo foi construída onde antes existia a Mata Atlântica.
Hoje, restam apenas 8% de sua cobertura original. Mesmo reduzido e fragmentado, esse bioma continua sendo essencial para que a vida nas cidades continue a acontecer de forma sustentável. O ar que respiramos, a água que bebemos e o próprio contato com a natureza são condições essenciais para que nós, humanos, possamos sobreviver e ter qualidade de vida. É a Mata Atlântica que nos fornece a maior parte desses recursos no Estado de São Paulo.
A Mata Atlântica ainda é considerada um dos mais ricos conjuntos de ecossistemas do planeta, abrigando mais de um terço das espécies vegetais do país. É o habitat de uma grande variedade de espécies da fauna, entre insetos, aves, mamíferos e répteis, muitos deles ameaçados de extinção. Sem falar que este é também o cenário onde vivem diversas comunidades tradicionais, onde floresce a sua cultura, seu modo de vida intimamente ligado aos ciclos da natureza.
Por isso, neste Dia Nacional da Mata Atlântica (27/5) e durante todo o mês de junho, em que comemoramos também o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) e o Dia Mundial dos Oceanos (8/6), convido você e sua família a vivenciarem a natureza de forma mais íntima.
A Fundação Florestal tem dezenas de Unidades de Conservação abertas à visitação. Praias paradisíacas, cachoeiras de águas transparentes, mirantes com a Mata Atlântica a se encontrar com o mar e se perder de vista. Nossa natureza, em seu estado intocado, reúne os mais belos cenários do Estado de São Paulo e a grande biodiversidade que lutamos todos os dias para preservar.
Para celebrar essas datas tão importantes, estamos realizando uma programação repleta de opções para diferentes públicos. Trilhas, palestras, atividades culturais, brincadeiras educativas, passeios e muito mais estão acontecendo gratuitamente entre os meses de maio e junho. Participe!
Para conhecer a programação completa, acesse aqui.
Paulo Almeida
Diretor Executivo da Fundação Florestal