Trinta-réis-real - Foto: Samantha Jonke Buriti

Trinta-réis-real – Foto: Samantha Jonke Buriti

No próximo dia 6 de maio, a partir das 9h, o Parque Estadual Xixová-Japuí (PEXJ), em conjunto com a APA Marinha Litoral Centro (APAMLC) e o Parque Estadual Marinho Laje de Santos (PEMLS) fará uma ação na Praia de Parapuã, em São Vicente, celebrando o Dia Mundial das Aves Migratórias, comemorado na segunda semana do mesmo mês.

A programação, que é gratuita, será realizada com alunos da EMEF Raquel de Castro e nela, os estudantes aprenderão por meio de palestra com o pesquisador Vitor Toguchi da UNESP CLP, um pouco mais sobre a importância das aves migratórias como o trinta réis, espécie que habita a Praia de Parapuã nos períodos de migração.

Os visitantes ainda conhecerão mais sobre as Unidades de Conservação que participam desse evento em conversa com os monitores, além de poder caminhar na praia e avistar as aves de perto. Eles ainda poderão ajudar numa ação de limpeza da praia, que desperta a consciência da preservação do local e do quanto os resíduos podem atrapalhar o desenvolvimento dosecossistemas e biomas.

Por fim, os alunos ainda poderão visitar a exposição do Projeto Albatroz, que também é um dos apoiadores do evento.

Sobre o PEXJ
Localizado em meio à Região Metropolitana da Baixada Santista, território densamente urbanizado, fragmento da Mata Atlântica com características naturais, paisagísticas e histórico-culturais únicas, o Parque Estadual Xixova-Japuí abriga diversas espécies como borboletas, bicho-preguiça e tartarugas marinhas. Os destaques da flora local ficam por conta da embaúba, bromélias e figueiras, entre outros.

Sobre o PEMLS
O Parque Estadual Marinho da Laje de Santosé um dos pontos de ocorrência de grande biodiversidade do litoral paulista, com características particulares pela distância da costa, profundidade e acessibilidade, e que atrai grande número de mergulhadores, já que relativamente próximo da capital do Estado.

Sobre a APAMLC
A APA Marinha do Litoral Centro abrange os municípios de Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, onde se observa a diversidade de usos relacionados à pesca, aos atrativos turísticos, ao uso e ocupação de solo, além de alta biodiversidade e produtividade biológica.

SERVIÇO
Visitas devem ser previamente agendadas, por telefone (13) 3567-2190/ (13) 3567-2199 ou pelo email:pe.xixovajapui@fflorestal.sp.gov.br , de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço – Sede Japuí: Av. Tupiniquins, nº 1009, Japuí, SãoVicente-SP