Crianças se divertem no Parque Estadual Itaberaba – Foto José Antônio Alves Rodrigues de Almeida

No último dia 14, cerca de 50 alunos da Escola Rural EMEFR Teiji Kita participaram de uma Oficina de Origami promovida pelo Parque Estadual Itaberaba. Os estudantes, que tinham entre 8 e 12 anos, são moradores de comunidades rurais localizadas no entorno da Unidade de Conservação.

O objetivo da ação foi aproximar as crianças da comunidade e o meio ambiente, proporcionando maior conhecimento sobre a importância das áreas protegidas e o papel protagonista da população local na conservação e proteção desse território especial.

A iniciativa contou com o apoio do Instituto Florestal, Prefeitura Municipal de Santa Isabel, RPPN Rio dos Pilões e instituições locais.

Sobre o Parque Estadual Itaberaba
Importante área de conectividade na extensão norte/noroeste da Serra da Cantareira com a Serra da Mantiqueira, o Parque Estadual Itaberaba encontra-se em processo de regularização fundiária e por este motivo ainda não está aberto à visitação pública.

A Unidade de Conservação apresenta alta diversidade biológica, fauna variada com grande número de espécies endêmicas de Mata Atlântica e várias espécies raras ou ameaçadas de extinção, como mamíferos de médio e grande porte, o que reforça a importância da conservação da área para a manutenção deste bioma que está entre os principais hotspots de endemismo do mundo.

A flora do Parque Estadual Itaberaba apresenta composição florística bastante heterogênea com formação florestal de Mata Atlântica caracterizada pela Floresta Ombrófila Densa Montana. Quanto aos aspectos geológicos avistamos no Parque os Mares de Morros com altitudes que variam de 660m a 1420m. O PE Itaberaba apresenta vários sítios geológicos, arqueológicos e culturais com importante potencial educacional, turístico e científico.

O parque é uma das 95 Unidades de Conservação administradas pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Para mais informações, acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-itaberaba/