Foto – Miguel Nema Neto

No dia 22 de Março, celebramos o Dia Mundial da Água. Este é o momento ideal de fazer uma profunda reflexão sobre o nosso bem mais precioso, e a substância que garante a vida de todos os seres vivos no planeta. O acesso à Água é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o grande desafio do século. A solução e a responsabilidade estão nas mãos de cada um de nós. O uso racional da água hoje é a garantia deste importante recurso natural para as presentes e futuras gerações.

Vivemos um momento decisivo para repensarmos nossos hábitos e promover transformações no modo como vivemos. Esta mudança vai além dos atos cotidianos como fechar a torneira enquanto escovamos os dentes ou fazemos a barba. Com relação a preservação dos ecossistemas, é preciso entender que há uma estreita relação entre as florestas e a proteção da água.

Parques Estaduais (PE), Áreas de Proteção Ambiental (APAs), Estações Ecológicas (EE) e outras categorias de Unidades de Conservação protegem grande parte das nascentes, rios e mananciais, que abastecem a cidade de São Paulo. Segundo dados da Fundação Florestal, cerca de 62% da água utilizada para abastecimento público no Estado vem de Unidades de Conservação estaduais como a APA do Sistema Cantareira, Parque Estadual da Serra do Mar e suas zonas de amortecimento.

Quando puder, faça uma visita às nossas Unidades de Conservação. Beba direto da fonte a mais pura água. Apaixone-se, defenda, proteja e seja parte da transformação que o mundo necessita.

Paulo Almeida
Diretor Executivo da Fundação Florestal