O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março desde 1992, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Desde então, diversos temas relacionados à água são discutidos em todo o mundo, principalmente a preservação desse bem.
Para comemorar e conscientizar a população, as Unidades de Conservação (UC) da Fundação Florestal (FF) criaram ações para esse dia, desde exposições, gincanas e trilhas, até palestras em escolas, todas com o objetivo de ensinar e relembrar a importância da água para a preservação da vida.
Confira a programação:
Parque Estadual Morro do Diabo
De 22 a 25 de março, das 8h à 11h e das 13h30 às 16h30, o Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD) receberá os alunos do Ensino Fundamental, do município de Teodoro Sampaio, para comemorar o Dia Mundial da Água. Serão apresentados vídeos e palestras sobre a importância da água, passeios nas trilhas e playground, finalizando com um piquenique. A ação conta com o apoio do Departamento Municipal de Educação, Ong Ipê e SABESP.
Parque Estadual Juquery
Dia 22 de março, da 8h às 17h, o Parque Estadual Juquery (PEJY) realiza a 4ª edição da megaoperação de limpeza do Reservatório Paulo de Paiva Castro, localizado dentro da Unidade de Conservação (UC). O objetivo da ação, que é aberta ao público, é fiscalizar, monitorar e retirar resíduos descartados de forma irregular ao longo dos 8 km da represa.
O evento conta com o apoio da SABESP, 26º Batalhão da PM, Escola Superior de Bombeiros, 5º Grupamento de Bombeiros, Policia Militar Ambiental, Parque Estadual Cantareira (PEC), GCM Franco da Rocha, Defesa Civil e Secretarias de Meio Ambiente de Franco da Rocha e Mairiporã e remadores.
Área de Proteção Ambiental Silveiras
Dia 18 de março, das 10h às 12h e das 12h às 14h, a Área de Proteção Ambiental (APA) Silveiras visitará a EMEIEF Dom Edmund Benedict Nugent Silveiras, levando a exposição sobre a participação das escolas nas atividades ambientais desenvolvidas no ano de 2015, além de uma apresentação cênica do personagem “Zé do Paraíba”, a respeito do tema Água. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Mosaico de Unidades de Conservação Juréia-Itatins
De 21 a 25 de março, a partir das 9h, a equipe do Mosaico de Unidades de Conservação Juréia-Itatins (MUCJI) ministrará palestras nas escolas do entorno do MUCJI. A ação está em sua 2ª edição e levará aos alunos o tema Mata Atlântica e sua importância na manutenção da água, clima, alimentos e beleza cênica, além de realizar uma análise de água utilizando o repolho roxo.
Parque Estadual Jaraguá
De 21 a 27, das 9h às 16h, no Parque Estadual Jaraguá (PEJ) acontece a 6ª edição da “Semana da Água e da Floresta”. Os visitantes poderão ver duas exposições: “Água na Medida Certa” (de 21 a 27/03) e “Tipos de Água” (21 a 24/03). As mostras serão apresentadas por um monitor no PEJ. O objetivo da ação é explicar aos visitantes a importância da valorização dos recursos naturais para a manutenção e preservação do meio ambiente.
Estação Ecológica Bananal
Dia 7 de março, das 9h às 14h, a Estação Ecológica Bananal (EEB) receberá os alunos da Escola Municipal de Bananal, que participarão de uma aula de campo sobre a importância da conservação das matas ciliares para a proteção dos corpos d’água e nascentes, além de visitar as cachoeiras da Unidade de Conservação (UC). A ação é também aberta ao público e tem apoio da Prefeitura Municipal de Bananal.
Parque Estadual Campos do Jordão
De 19 de março até 28 de abril, o Parque Estadual Campos do Jordão (PECJ) realizará oficinas de educação ambiental para os professores do ensino fundamental II. No total serão 5 oficinas, com duração de 5 semanas, os temas serão voltados para a hidrologia da Bacia do Rio Grande. O objetivo da ação é fazer com que os professores sejam multiplicadores de conhecimento, e assim conscientizar outras pessoas sobre o atual cenário hídrico do município.
Programação
1ª oficina – Princípios da hidrologia e conhecimentos da Bacia do Rio Grande.
2ª oficina – Gestão da água no município
3ª oficina – Impactos da urbanização e suas atividades sobre a malha hidrológica natural.
4ª oficina – Atividades para abordagem dos conhecimentos sobre a água em sala de aula.
5ª oficina – Feira de apresentação dos projetos gerados. (Comemoração do Aniversário do PEMCJ)
Núcleo Integrado Cananéia
Entre 21 e 24 de março, acontece a 13ª Semana da Água do Vale do Ribeira, organizado anualmente pelo Comitê de Bacias do Vale do Ribeira e Litoral Sul. As Unidades de Conservação (UC) do Núcleo Integrado Cananéia, formada pela APA Marinha Litoral Sul, ARIE do Guará, PE Ilha do Cardoso, PE Lagamar da Cananéia, RDS Itapanhoapima, RESEX Ilha do Tumba e RESEX Taquari participarão da ação com palestras e dinâmicas nas escolas municipais da região. Os temas abordados serão ciclo da água, importância das matas de encosta e ciliares, conservação das nascentes, produção de água no mundo, cadeia produtiva e a importância das UC na proteção dos recursos naturais.
Parque Estadual Jurupará
De 23 a 25 de março, o Parque Estadual Jurupará realizará, nas escolas do entorno, palestras sobre a importância da água. No dia 22, das 9h às 11h e das 14h30 às 17h302, acontece na Sede da ONG SOS Itupararanga, uma exibição de vídeos sobre o tema água, voltado para os educadores da rede de ensino de Ibiúna e para o público em geral.
Para participar é necessário se inscrever pelo telefone (15) 3248-3219, pelo e-mail camilasositupararanga@gmail.com ou na própria sede da ONG, localizada na rua: Colômbia, nº 323, Centro de Ibiúna. O prazo para inscrições é até dia 21. As vagas são limitadas.
Estação Ecológica Chauás
Dia 24 de março, das 9h às 15h, a equipe da Estação Ecológica Chauás estará na Praça São Benedito, em Iguape, para fazer a coleta de óleo usado, e em troca entregará uma barra de sabão caseiro e uma muda de árvore nativa. A ação conta com a parceria do Departamento de Meio Ambiente de Iguape.
Parque Estadual Campina do Encantado
Dia 22 de março, das 9h às 14h, a equipe do Parque Estadual Campina do Encantado (PECE) estará na EMEI Senador Dantas e EMEI Boa Vista para dar uma palestra cobre os recursos hídricos e para fazer plantio de mudas nativas nas escolas, junto com os alunos. A palestra explicará o ciclo da água e a importância da floresta nesse processo. A ação conta com os departamentos de Meio Ambiente e Educação de Pariquera Açu.
PE Xixová-Japuí, APA Marinha Litoral Centro e PE Marinho Laje de Santos
Na região da Baixada Santista, três unidades de conservação se unem em uma extensa programação para celebrar o Dia Mundial da Água e sua importância. Entre os dias 21 e 23 de março, o Parque Estadual Xixová-Japuí (PEXJ), Parque Estadual Marinho Laje de Santos (PEMLS) e Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro (APAMLC) realizam atividades lúdicas, com o objetivo de conscientizar os participantes a valorizar e não desperdiçar a água.
No dia 21, as atividades têm início às 14h. Já nos dias 22 e 23, a programação acontece durante todo o dia, das 9h às 16h. O evento é aberto ao público e também voltado para escolas do entorno das Unidades de Conservação. Será realizado no Centro de Visitantes do Parque Estadual Xixová-Japuí, situado na Av. dos Tupiniquins, nº1009, Bairro Japuí, São Vicente – SP. No dia 22, as atividades serão ao ar livre, na Praia Gonzaguinha, em São Vicente, em frente à Praça Tom Jobim.
Programação
Na atividade “Cadê a água?”, os participantes serão levados a conhecer os arredores do Centro de Visitantes do PEXJ, para verificarem e anotarem onde a água está presente e auxiliar na percepção do que são as Unidades de Conservação e sua importância. Logo após será apresentada uma amostra de vídeos sobre o ciclo da água, seus usos e formas de poluição.
Em seguida, os participantes serão divididos em grupos para participarem das estações da curiosidade constituídas de painel interativo e exposições de resíduos sólidos em decomposição no ambiente marinho; a biodiversidade das Unidades de Conservação e o elo entre as Unidades, além da quantidade de água utilizada para produzir materiais usados no nosso dia-a-dia. Ao final, os participantes realizarão uma breve reflexão de tudo que foi abordado durante as atividades anteriores. Na “Oficina Brincar” serão mostrados brinquedos produzidos com materiais reutilizados e os participantes poderão aproveitar o momento para se divertir.
Limpeza de Praia
No dia 22, das 9h50 às 10h10, os participantes serão convidados a coletar os resíduos de uma área delimitada, com objetivo de estudo do material. Após a coleta, será feita atividade de separação e identificação da quantidade de água utilizada na produção dos materiais encontrados.
Parceiros
Escolas de São Vicente: E.E. Antônio Luiz Barreiros, E.M.E.F. Raquel de Castro Ferreira, E.M.E.I.F. Maria Mathilde. APAE – Sala Verde de Santos e Clube de Regatas Tumiaru – São Vicente.
Parque Estadual Cantareira
De 22 a 27 de março, o Parque Estadual Cantareira (PEC) comemorará o Dia Mundial da Água com diversas atividades, voltadas para a comunidade escolar e para o público em geral. Serão abordadas as formas de manejo da água e medidas preventivas contra o mosquito Aedes Aegypti, a história e importância do PEC, formas de manejo da água e seu bom e mau uso.
Data: Entre 22 e 25 de março para escolas agendadas
Hora: Das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Atividade: Trilha do Macuco – com trecho a ser percorrido dentro da água e visita à Casa da Bomba
Local: Núcleo Engordador
Data: Entre 26 e 27 de março – aberto ao público
Hora: Das 8h às 17h
Atividade: Exposição “Água na Medida” (CEA – FF)
Local: Núcleo Engordador
Data: Entre 22 e 24 de março, para escolas agendadas
Hora: Das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Atividade: Visita às escolas do entorno para apresentação de palestra com o tema “Água”
Local: Núcleo Pedra Grande
Data: Entre 22 e 27 de março – para escolas agendadas
Hora: Das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30
Atividade: Gincana “Corrida da Água” para conscientização ao combate do mosquito Aedes Aegypti e exposição fotográfica sobre o histórico da Barragem Cabuçu.
Local: Núcleo Cabuçu
Data: 27 e 28 de março – aberto ao público
Hora: Das 8h às 17h
Atividade: Exposição sobre a importância histórica do PEC
Local: Núcleo Cabuçu
Parque Estadual Intervales
Dia 22, das 8h às 17h, o Parque Estadual Intervales (PEI) receberá escolas públicas do Bairro Boas Vista, para uma visita monitorada em comemoração ao Dia Mundial da Água. No passeio, os alunos visitarão as nascentes, ribeirões e cachoeiras, além de conhecerem o sistema de abastecimento de água da sede da Unidade de Conservação (UC) que faz a captação e o tratamento da água há sete anos.
Parque Estadual Serra do Mar
Núcleo Caraguatatuba – PESM
Entre os dias 5 e 30 de março, de terça a sábado, das 9h às 16h, o Núcleo Caraguatatuba do PESM oferece ao público a exposição “Água na medida certa”. Este é o 5º ano em que o núcleo organiza a ação, que tem como objetivo promover a educação ambiental e a importância da água em nossas vidas e em todo o meio ambiente. A exposição traz banners ilustrativos com informações estatísticas e curiosas, com linguagem acessível, além de palestras educativas ministradas pelos monitores da Unidade de Conservação.
Núcleo Cunha – PESM
De 21 a 25 de março, das 8h às 17h, o Núcleo Cunha do PESM realiza a 5ª edição do projeto “Agenda Ambiental”, que contempla escolas municipais do entorno com atividades divertidas e educativas.
O objetivo da ação é conscientizar os alunos da importância que a água tem para nossas vidas. Tudo isso passado de forma lúdica por meio de palestras, vídeos educativos, gincanas e teatro de fantoches. Além disso, as crianças serão levadas para realizar a trilha sensorial “Caminho das Vivências”, uma das atrações mais visitadas do Núcleo Cunha.
O “Agenda Ambiental” conta com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura de Cunha e da Secretaria Municipal da Educação de Cunha. Além do projeto, o Núcleo estará aberto durante toda a semana da água, das 8 às 17h, oferecendo trilhas monitoradas do Rio Bonito e cachoeiras para todos os públicos.
Núcleo Curucutu – PESM
Dia 22 de março, das 9h às 16h, o Núcleo Curucutu do PESM promove um evento com o tema “Unidades de Conservação e a Proteção de suas Nascentes – Curucutu: A Importância de suas Nascentes.” A ação, que está no seu 4º ano, é gratuita e todos podem participar.
Na programação, estão incluídas atividades como palestras e exibição de vídeos com o tema “Recursos Hídricos”. Além disso, a Trilha da Bica, um dos mais importantes atrativos do PESM estará aberta para visitação. Nessa trilha, encontra-se a nascente do Rio Embu-Guaçu, um dos mais importantes afluentes da Represa de Guarapiranga, que abastece milhões de famílias em suas casas.
O objetivo do evento é proporcionar aos participantes uma maior consciência ambiental, além de salientar a importância dos recursos hídricos e de seu uso de maneira correta e sem desperdícios. Os interessados devem realizar agendamento prévio e quem tiver interesse em realizar a caminhada pela Trilha da Bica deve estar vestido corretamente para garantir maior segurança e conforto.
Núcleo Itutinga Pilões – PESM
Dia 22 de março, das 8h às 17h, o Núcleo Itutinga-Pilões (NIP) do PESM comemora o Dia Mundial da Água com palestras, oficinas, dinâmicas em grupo. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O PESM/ NIP promove a ação pela 7ª vez e tem como objetivo conscientizar e instruir os visitantes sobre a importância e o uso correto de um dos recursos naturais mais importantes do nosso planeta. Para participar, é necessário agendamento prévio, por meio de (13) 3361-8250 ou pesm.itutingapiloes@fflorestal.sp.gov.br.
Núcleo Santa Virgínia – PESM
Dia 22 de março, das 9h às 16h, o Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) dará palestras nas escolas do município de São Luiz do Paraitinga. A Unidade de Conservação (UC) explicará aos alunos qual é a importância do Meio Ambiente para a conservação e produção de água e qual é o papel da UC na contribuição da preservação das espécies.
Núcleo Picinguaba – PESM
Entre 21 e 24 de março o Núcleo Picinguaba, do Parque Estadual Serra do Mar, promove a “Semana das águas e florestas”, com uma programação especial em que estão incluídas atividades de integração entre os visitantes, relacionadas ao correto uso dos recursos hídricos.
No dia 21 de março, a partir das 9h, estudantes de escolas da região participarão de um mutirão de limpeza das Praias de Picinguaba, Fazenda e Cambury.
No dia 23, das 9h às 12h, alunos da Escola Municipal Vila de Picinguaba farão uma trilha fluvial que começa no Centro de visitantes da Praia da Fazenda. Durante o trajeto, os jovens poderão observar e conhecer um pouco mais das características da região, como os manguezais e a vegetação de restinga.
A programação da semana conta ainda com o “Cine Ambiental”, que acontece no dia 24, às 14h. Nesta ação, que ocorre no Centro de Visitantes da Praia da Fazenda, será exibido o filme “A lei da água”, em uma sessão aberta ao público, mas com limite de 30 lugares. Depois da sessão, será realizado um debate sobre o tema do filme. Os interessados podem enviar um e-mail para pesm.picinguaba@fflorestal.sp.gov.br
SERVIÇO
Parque Estadual Morro do Diabo
Acesso Morro do Diabo – SPV 28 – KM 11 – Teodoro Sampaio/SP
Dias e horários de funcionamento: visitação de terça a domingo 8h às 17h. Acesso às trilhas do Morro do Diabo, Pedro Bill, Ferrovia-Angelim e Paranapanema somente mediante agendamento prévio.
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (18) 3282-1599
E-mail: pe.mdiabo@fflorestal.sp.gov.br
Parque Estadual Juquery
Acesso pela Rua Miguel Segundo Lerussi s/n° Parque Industrial. Franco da Rocha/SP
Dias e horários de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (11) 4449.5545
E-mail: pe.juquery@fflorestal.sp.gov.br
Estacionamento: 150 vagas (gratuito)
Mosaico de Unidades de Conservação de Juréia-Itatins
Acesso pela Estrada do Guaraú, n° 4.164 – Peruíbe – SP
Dias e horários de funcionamento: visitação somente para educação ambiental, ecoturismo e realização de pesquisa científica mediante agendamento prévio.
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (13) 3457-9243 / (13) 3457-9244
E-mail: ec.jureiaitatins@fflorestal.sp.gov.br
APA Silveiras
Para mais informações sobre a APA, envie e-mail para: izza@fflorestal.sp.gov.br ou ligue para (12) 3626-1114.
Parque Estadual Jaraguá
Rua Antônio Cardoso Nogueira, n°539 – Vila Chica Luiza
Dias e horários de funcionamento: segunda a sexta-feira; sábado, domingo e feriados, das 7h às 17h – Agendamento de grupos para trilhas monitoradas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no número (11) 3945-4532.
Ingresso: Entrada gratuita.
Telefone: (11) 3941-2162 / (11) 3943-5222
E-mail: pe.jaragua@fflorestal.sp.gov.br
Estação Ecológica Bananal
Acesso pela Rodovia SP 247,km15 mais 10 km pela Estrada do Ariró – Bananal/SP
Visitação realizada mediante agendamento prévio, com foco em Educação Ambiental.
Telefone: (12) 3116-2008
E-mail: ec.bananal@fflorestal.sp.gov.br
Parque Estadual Campos do Jordão
Acesso pela Av. Pedro Paulo, s/n° Campos do Jordão/SP
Dias e horários de funcionamento: diariamente das 9h às 16h, exceto quartas-feiras
Ingresso: R$ 12,00. Não pagam: crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento
Telefone: (12) 3663-3762/ (12) 3663-1977/ (12) 3663-3804
E-mail: pe.camposdojordao@fflorestal.sp.gov.br
Núcleo Integrado Cananeia
Para mais informações ligue: (13) 3851-1108 / (13) 3851-1163 ou mande um e-mail para: apamarinhals@fflorestal.sp.gov.br
Parque Estadual Jurupará
Para mais informações ligue: (15) 3494-5570 / (15) 3494-5595 ou mande um e-mail para: pe.jurupara@fflorestal.sp.gov.br
Estação Ecológica Chauás
Acesso pela Rodovia Ivo Zanella, km 72 – Iguape/SP
Dias e horários de funcionamento: de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, visita mediante agendamento para fins de educação ambiental
Ingresso: entrada gratuita
Telefone: (13) 3856 1002 / (13) 3841 2026
E-mail: ec.chauas@fflorestal.sp.gov.br
Parque Estadual Campina do Encantado
Acesso pela: Rua Santo Salete, 262 – Centro – Pariquera-Açu/SP
Dias e horários de funcionamento: de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 17h
Ingresso: entrada gratuita
Telefone: (13) 3856 1002 / (13) 3841 2026
E-mail: pe.campinadoencantado@fflorestal.sp.gov.br
Parque Estadual Xixová-Japuí
Acesso pela acesso pela Av. Tupiniquins n° 1009
Dias e horários de funcionamento: Diariamente das 8h30 às 17h .
Visita feita somente com agendamento prévio.
Ingresso: Entrada gratuita.
Telefone: (13) 3567-2190
E-mail: pe.xixovajapui@fflorestal.sp.gov.br
APA Marinha Litoral Centro
Para mais informações sobre a APA Marinha Litoral Centro ligue para: (13) 3567-1506ou mande e-mail para apamarinhalc@fflorestal.sp.gov.br
Parque Estadual Marinho Laje de Santos
Endereço: Av. Tupiniquins, 1009 – Japui – São Vicentes/SP
Dias e horários de funcionamento: visitação de segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (13) 3567-1495 e (13) 3567- 1567.
E-mail: pem.lajedesantos@fflorestal.sp.gov.br
Parque Estadual Cantareira
Dias de funcionamento: sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h.
Ingresso: R$ 12,00 (Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento)
Telefone: (11) 2203-0115
E-mail: pe.cantareira@fflorestal.sp.gov.br
Núcleo Pedra Grande – Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal – São Paulo/SP – 2203-0115
Núcleo Cabuçu – Av. Pedro de Souza Lopes, 7903 – Jardim São Luis – Guarulhos/SP – (11) 2401-6217
Núcleo Engordador – Av. Cel. Sezefredo Fagundes, (altura do nº 19100) – Jardim Cachoeira – São Paulo/SP – (11) 2995-3254
Parque Estadual Intervales
Acesso pela Estrada Municipal km 25 – Ribeirão Grande – SP
Dias e horários de funcionamento: segunda a domingo, das 8h às 17h. Visitas às cavernas ocorrem de terça-feira a domingo das 8h às 15h. É necessário o agendamento para visitas monitoradas (observação e aves e visitação a cavernas e trilhas)
Ingresso: R$ 12,00 (Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento)
Telefone: (15) 3542-1511 / (15) 3542-1245
E-mail: pe.intervales@fflorestal.sp.gov.br
Parque Estadual Serra do Mar
Núcleo Caraguatatuba
Acesso pela na Rua do Horto Florestal, 1200 – Rio do Ouro – Caraguatatuba – SP
Dias e horários de funcionamento: diariamente das 8h às 17h
Ingresso: R$ 12,00 (Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento)
Telefone: (12) 3882-5999
E-mail: pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br
Núcleo Cunha
Acesso pela Rodovia Paulo Virgínio Km 56,2, estrada do Paraibuna (20 Km de estrada não pavimentada) Cunha – SP
Dias e horários de funcionamento: diariamente das 8h às 17h
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (12) 3111-2353
E-mail: pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br
Núcleo Curucutu
Acesso pela Estrada da Bela Vista, 7090 – Parelheiros – SP.
Dias e horários de funcionamento: diariamente das 8h às 17h
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (11) 5975-2000 / (13) 3422-5657
E-mail: pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br
Núcleo Itutinga Pilões
Acesso pela Estrada Elias Zarzur s/n, Bairro Agua Fria, Cubatão.
Dias e horários de funcionamento: diariamente das 8h às 17h
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (13) 3361-8250
E-mail: pesm.itutingapiloes@fflorestal.sp.gov.br
Núcleo Santa Virgínia
Acesso pela Rodovia Dr. Oswaldo cruz, km 78 – Alto da Serra – São Luis do Paraitinga – SP
Dias e horários de funcionamento: diariamente das 8h às 17h
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (12) 3671-9266 / (12) 3671-9159
E-mail: pesm.santavirginia@fflorestal.sp.gov.br
Núcleo Picinguaba
Acesso pela Rodovia Rio Santos Br 101 Km 11 – Ubatuba – SP
Dias e horários de funcionamento: de segunda a sábado 8h às 17h, necessário agendamento prévio.
Ingresso: Entrada gratuita
Telefone: (12) 997072426
E-mail: pesm.picinguaba@fflorestal.sp.gov.br