Praia do Itaguaré é uma das mais frequentadas de Bertioga durante o verão - foto Patricia Martins

Praia do Itaguaré é uma das mais frequentadas de Bertioga durante o verão – foto Patricia Martins

O Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB), em conjunto com o Núcleo Bertioga do Parque Estadual Serra do Mar (PESM-NB), realizam, até 31 de janeiro, a Operação Verão. A iniciativa tem por objetivo a fiscalização em áreas de intensa visitação nas Unidades de Conservação (UC), além de orientar os visitantes e coibir qualquer tipo de ilegalidade ambiental no interior ou entorno destas áreas.

As ações estão concentradas principalmente nas praias de Guaratuba, Itaguaré, Boracéia e interior das UC, além das áreas como a Cachoeira Véu da Noiva, na estrada Mogi-Bertioga, que está com seu acesso proibido, devido aos riscos que apresenta aos visitantes. Nos primeiros dias da Operação Verão, as equipes realizaram atividades em diversos bairros da Zona de Amortecimento e do interior do Parque. As abordagens ocorreram em todos os veículos que acessaram estas áreas, além das pessoas já presentes nas trilhas e praias. Até o momento, cerca de 500 pessoas foram orientadas.

A estimativa de visitação é de que 500 mil pessoas passem por Bertioga durante a temporada. Segundo o diretor regional da Fundação Florestal, Carlos Zacchi, “boa parte desses turistas costuma frequentar as praias de Guaratuba e Itaguaré. A Operação ocorre nas áreas internas e limítrofes ao PERB e PESM, orientando os visitantes sobre cuidados com o meio ambiente, como a proibição da soltura de pipas, acendimento de fogo, abandono de resíduos, acesso de veículos automotores ou embarcações e entrada com animais, além de fiscalizar quaisquer atividades não condizentes com a finalidade destas Unidades de Conservação”, explica.

O diretor executivo da Fundação Florestal, Luis Fernando Rocha, orienta ao turista que procure as trilhas seguras, com uso permitido dentro das referidas Unidades de Conservação, como a Trilha d’Água e Trilha do Guaratuba, todas localizadas em Bertioga. “Para que o visitante se divirta sem riscos para a sua segurança e nem impactos à natureza, sugerimos que procurem operadoras credenciadas, com guias confiáveis e trajetos seguros. Seguindo essas orientações, o verão em Bertioga está garantido, com muito sol, água fresca e contato saudável com a natureza” finaliza Rocha.

Parceiros
Esta é a quarta edição da Operação Verão, que conta com a parceria da Polícia Ambiental e Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Operações Ambientais.

Sobre os parques
Criado em 2010, o PERB tem 9.312,32 hectares. Esta Unidade de Conservação protege 98% dos remanescentes de Mata de Restinga da Baixada Santista. Abriga rica diversidade de ambientes (dunas, praias, rios, florestas, mangues) e uma variada vegetação de restinga, na qual vivem animais raros e ameaçados de extinção. São 117 espécies, 37 endêmicas e nove ameaçadas de extinção. Há também répteis e anfíbios e 117 espécies de mamíferos, sendo 25 de médio e grande porte, como onça-parda, veado, anta, jaguatirica e outros.

O Núcleo Bertioga do PESM é considerado um marco na conservação da Mata Atlântica da região. Seu território fazia parte do Núcleo Itutinga-Pilões e hoje compreende uma área maior que 22 mil hectares e abrange dois municípios: Bertioga e Biritiba Mirim. Considerada o trecho litorâneo paulista mais preservado de Mata Atlântica na atualidade. Em sua adjacência, encontra-se o Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB), formando assim um corredor ecológico que abrande o planalto de São Paulo, a Serra do Mar, a área de restinga, permeado pela mata de Jundú e alcançando as áreas de Praia de Bertioga.

Serviço
A sede administrativa de ambas as Unidades de Conservação fica na Rua Gonçalo da Costa, 140 – Centro – Bertioga – SP

Dias e horários de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h.
Para a visitação, é necessária a contratação de monitores cadastrados no município.
Telefone: (13) 3317-2094
E-mail do PERB: perb@fflorestal.sp.gov.br