Cachoeira Véu da Noiva – Foto: Daniel Liberato

A equipe do Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB) realizou uma ação de fiscalização na Cachoeira Véu da Noiva, com o apoio da Polícia Ambiental e da Diretoria de Operações Ambientais do município, no mês de dezembro. O local tem acesso proibido, por ser uma área de grande perigo, porém há ainda quem se arrisque, percorrendo a trilha de forma irregular e não autorizada.

No dia da ação, foram dispersas 115 pessoas que formavam cinco grupos de visitantes no local. Além disso, foram autuados empresas e guias que estavam vendendo pacote de serviços para a cachoeira irregularmente. O objetivo da operação é garantir a segurança das pessoas e orientar a utilização correta das trilhas autorizadas da Unidade de Conservação (UC).

Sobre a UC
Criado em 09 dezembro de 2010 o PERB tem o total de 9.312,32 hectares. Esta Unidade de Conservação protege 98% dos remanescentes de Mata de Restinga da Baixada Santista e abriga 53 espécies de bromélias -1/3 de todo o Estado. Sua fauna é rica em aves. São 117 espécies, 37 endêmicas e nove ameaçadas de extinção. Há também répteis e anfíbios e 117 espécies de mamíferos, sendo 25 de médio e grande porte, como onça-parda, veado, anta, jaguatirica, etc.

SERVIÇO
Parque Estadual Restinga de Bertioga
Acesso pela Rua Gonçalo Da Costa, 140 – Centro – Bertioga – SP
Dias e horários de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 17h.
Ingresso: Para a visitação é necessário a contratação de monitores cadastrados no município.
Telefone: (13) 3317-2094
E-mail: pe.restingabertioga@fflorestal.sp.gov.br