A Fundação Florestal realizará, no dia 22 de outubro, uma audiência pública para discutir sobre a criação do Parque Estadual Águas da Prata. O evento ocorrerá no auditório do Balneário Teotônio Vilela, situado na Avenida Armando Sales de Oliveira, s/nº, em Águas da Prata/SP a partir das 17h. Os interessados podem ter acesso ao relatório técnico de criação desta Unidade de Conservação clicando aqui.
Com 48,4 hectares, a área é integrada ao Centro Turístico da Estância Hidromineral de Águas da Prata e já é uma unidade de conservação denominada Reserva Estadual de Águas da Prata. A reserva foi criada no ano de 1952, pelo Decreto nº 21.610, com o objetivo de proteger as matas, fontes de águas com características radioativas e promover o desenvolvimento da Estância Hidromineral de Águas da Prata.
Atualmente, o título de “Reserva” não é mais utilizado como categoria de unidade de conservação. Isso vem impedindo que a área tenha participação efetiva na Política de Áreas Protegidas. Entre as categorias existentes hoje, a categoria “Parque Estadual” é a mais adequada aos usos tradicionais do referido território.