IMG_9612 [1024x768]Tomou posse nesta quinta-feira, dia 15, o novo diretor executivo da Fundação Florestal, Luis Fernando Rocha, durante cerimônia no auditório do Instituto Florestal, reunindo cerca de 150 pessoas entre autoridades, funcionários e convidados, quando também foi comemorado os 29 anos de fundação da instituição.

Em seu discurso de posse, Luis Fernando Rocha falou sobre a posição de destaque da Fundação Florestal no cenário da conservação ambiental do país. “Somos pioneiros na construção de uma ideologia preservacionista, responsável pela gestão da maior rede estadual de unidades de conservação do Brasil, protegendo em regime especial os principais remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado, em cujos territórios sobrevive parte significativa de todas as formas de vida do planeta”, disse.

A secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, deu as boas-vindas ao novo diretor e ressaltou a necessidade de integração entre os diversos órgãos integrantes do Sistema Ambiental Paulista. “Este é um momento de reflexão sobre os desafios futuros em relação à conservação, manejo e ampliação das áreas ambientais. A integração com os demais elos de preservação do Estado permite que possamos atingir importantes metas no que diz respeito à interface com as leis e tratados mundiais de conservação ambiental, ao enfrentamento da destruição voraz do meio ambiente, bem como a intensificação da nossa função de proteger o direito desta e das futuras gerações a usufruir do patrimônio natural.”

Luis Fernando Rocha possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília; mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Psicologia – FCL/Unesp – Campus Assis pela Universidade de São Paulo (USP). Foi promotor de justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, ex-coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e de Tutela Coletiva, ex-secretário executivo do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), entre outros cargos públicos.

29 anos de conquistas e desafios

O biólogo da Fundação Florestal, Rodrigo Victor, fez um balanço dos 29 anos da instituição, demonstrando sua importância para a preservação do meio ambiente no estado de São Paulo, bem como os desafios e as metas para os próximos anos. A diretora regional da Fundação Florestal no Litoral Sul, Sandra Leite, entregou para a secretária Patrícia Iglecias um documento com a compilação de Resultados e Propostas do Encontro de Gestores de Unidades de Conservação, que aconteceu em maio de 2015.

Entre as metas para a nova diretoria, destacam-se: melhoria do programa de uso público; intensificação da proteção das áreas; avanço na regularização fundiária; investimento na infraestrutura das UCs e incentivo à restauração ecológica das áreas protegidas; ampliação dos conselhos gestores; criação de mais unidades de conservação no estado, inclusive incentivando áreas particulares; contribuição para a consolidação do Sistema de Informações e Gestão de Áreas Protegidas do Estado de São Paulo (SIGAP) e do Plano de Ação Paulista Para a Biodiversidade e investimentos nos funcionários da Fundação Florestal.