Jacutinga Aburria jacutinga - Foto: Fausto Pires de Campos

Jacutinga Aburria jacutinga – Foto: Fausto Pires de Campos

Durante uma ação de fiscalização em áreas remotas, realizada em junho, pela equipe do Parque Estadual Ilhabela (PEIB), foram desmontadas armadilhas e estruturas para captura de animais silvestres, e encontradas penas das aves Jacutinga e Macuco.

A Jacutinga (Aburria jacutinga) é espécie nativa da Mata Atlântica encontrada principalmente centro-oeste e no sudeste do país. É um animal que corre o risco de extinção em decorrência da caça e do desmatamento. O fruto do palmito é seu alimento preferido e a exploração de palmiteiros é outro fato que ameaça a espécie. O Macuco (Tinamus solitarius), conhecido por botar ovos de cor azul-esverdeada é também nativo da Mata Atlântica e já está ameaçado de extinção. Em sua alimentação entram frutas caídas, como coquinhos de palmito, insetos e raízes.

Estas são duas, das mais de 450 espécies de fauna e 1500 de flora, abrigadas pelo PEIB, que é uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, onde a caça e o desmatamento são proibidos.

As ações de fiscalização às Unidades de Conservação administrada pela Fundação Florestal — órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, ocorrem periodicamente.

Há também fiscalizações em parceria com a Policia Militar Ambiental, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM).

Sobre o SIM

O Plano de Fiscalização Ambiental das Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado de São Paulo foi instituído por meio da Resolução SMAJ76 de 26/09/2012 com o objetivo de estabelecer ações integradas de fiscalização e monitoramento dos recursos naturais no interior e na zona de amortecimento das Unidades de Conservação da Natureza administradas pelo Governo do Estado de São Paulo. Assim, com o propósito de otimizar os esforços para a contenção das 2 degradações ambientais e para a restauração florestal, o Plano ou Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) tem a finalidade de integrar as ações dos diversos órgãos que atuam no controle e fiscalização destes territórios: a Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA), a Policia Militar Ambiental (PMA), a Fundação Florestal (FF), o Instituto Florestal (IF) e o Instituto de Botânica (IBt). O SIM procura responder às atribuições e às prioridades definidas nos Decretos 58.526/2012 e 57.933/2012, para a elaboração de programas de fiscalização para as áreas legalmente protegidas.

Sobre o Parque Estadual Ilhabela

O Parque Estadual de Ilhabela é um parque-arquipélago, que engloba 12 ilhas, três ilhotes, três lajes e um parcel, num território total de mais de 27 mil hectares. Os ecossistemas presentes, tais como a Mata Atlântica, a restinga e prais e costões rochosos abrigam centenas de espécies de mamíferos, répteis e aves, muitas delas endêmicas como o rato cururuáe outras em processo de extinção. O Parque Estadual conta com um conselho consultivo formado desde 2004, no qual reúnem-se representantes de vários segmentos da sociedade, setor público e comunidades caiçaras para juntos discutirem a gestão e o manejo da UC.

Para mais informações, ligue para (12) 3896-2585 / (12) 3896-1646, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou escreva para peilhabela@fflorestal.sp.gov.br ou acesse www.ambiente.sp.gov.br/parque-ilhabela