Para homenagear o Dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, o Parque Estadual Serra do Mar terá uma ampla programação em seus diversos núcleos espalhados pelo litoral paulista e região do Vale do Paraíba. Palestras, gincanas, trilhas, oficinas e outras atividades fazem parte deste evento, voltado para um público diverso que abrange desde crianças, jovens estudantes e comunidades do entorno, até turistas, visitantes e a população em geral.

No Núcleo Curucutu

A Semana do Meio Ambiente acontece de 2 a 7 de junho, enfatizando a Unidade de Conservação e seu papel na preservação e conservação dos recursos naturais, por meio de palestras, vídeos, trilhas atividades e dinâmicas ao ar livre. O evento é aberto ao público em geral, mediante agendamento prévio.

Serviço

Para mais informações, ligue: (11) 5975-2000 / (13) 3422-5657, ou escreva e-mail para: pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br, ou acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-curucutu/ .

No Núcleo Itariru

De 1º a 3 de junho, das 8h30 às 11h e das 19h às 21h, o Núcleo Itariru, situado em Pedro de Toledo, promove junto às escolas da região, um Circuito de Palestras sobre temas ambientais, abordando temas como: Unidades de Conservação, pesquisas, sistemas agroflorestais, manejo de animais silvestres entre outros temas. As palestras são voltadas para alunos das escolas estaduais da região.

Serviço

Para mais informações, ligue: (13) 3419 2792 / (13) 3419 2631, ou escreva para: pesm.itariru@fflorestal.sp.gov.br , ou acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-itariru/

No Núcleo Itutinga-Pilões

O Dia do Meio Ambiente será celebrado no dia 14 de junho, das 9 às 12h. Serão realizadas palestras, trilhas e atividades lúdico-educativas com funcionários e familiares da empresa “Viação São Bento”, que irão ao parque neste dia para vivenciar um dia em meio à mata.

Serviço

O Núcleo Itutinga-Pilões do PESM fica na Estrada Elias Zarzur, Km 8 s/nº – Cubatão -SP. Para mais informações e agendamentos, ligue (13) 3361-8250, escreva para pesm.itutingapiloes@fflorestal.sp.gov.br , ou acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-itutinga-piloes/

No Núcleo Caraguatatuba

Durante a semana do dia 27 de maio a 3 de junho, acontecerão palestras, observação de aves, contos de histórias e danças sobre a natureza e a Mata Atlântica, além do II Seminário do Meio Ambiente, que acontecerá no sábado, 30 de maio. O evento é voltado para estudantes da rede municipal, estadual e universitários. As atividades acontecem das 9h às 17h.

Serviço

O PESM – Núcleo Caraguatatuba fica na Rua do Horto Florestal, 1200 – Rio do Ouro – Caraguatatuba/SP. Visitas podem ser agendadas previamente. Para mais informações entre em contato no telefone (12) 3882-5999, ou pelo email: pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br .

No Núcleo Picinguaba

No Núcleo Picinguaba, a comemoração estará atrelada à programação municipal do “Festival da Mata Atlântica, Florestas, Rios e Mar”, realizado anualmente, com a união de diversos parceiros ambientais.

As atividades oferecidas pelo Núcleo Picinguaba do PESM acontecem nos dias 1 e 2 de junho e são abertas ao público, mediante agendamento prévio. Serão oferecidas: a Trilha Fluvial pelo Manguezal do Rio Fazenda com barcos de alumínio à remo; a Trilha Jatobá, apartir da Fazenda da Caixa, passando pelo antigo engenho de cana que hoje funciona como casa da farinha e trechos de mata preservada,finalizando no Poço do Rio Fazenda onde o grupo pode fazer uma parada para banho.

Serviço

O PESM Picinguaba fica na Rodovia BR – 101, km 11, em Ubatuba. Para agendar o seu grupo, ligue (12) 99707-2426, escreva para pesm.picinguaba@fflorestal.sp.gov.br, ou acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-picinguaba/

No Núcleo Padre Dória

Neste, que é o mais novo núcleo do PESM, serão realizadas palestras e uma atividade de trilha sensitiva realizada durante o Festival do Cambuci e Frutas Nativas, que acontece de 5 a 7 de junho, no centro de Salesópolis. Além da participação na festividade local, de 8 a 12 de junho, a Unidade de Conservação percorrerá escolas da região, realizando palestras relacionadas ao tema meio ambiente para os alunos.

Serviço

Para mais informações, ligue: 11 4696-0981, ou escreva para pesm.padredoria@fflorestal.sp.gov.br

No Núcleo Cunha
A ação neste núcleo faz parte do Projeto Agenda Ambiental, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Cunha, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente. De 1 a 5 de junho, acontecerão atividades no parque, na comunidade do entorno e nas escolas, como: teatro de fantoches, gincanas, palestras, passeatas na Cidade, oficinas de reciclagem, conscientização sobre coleta seletiva e implantação de PEV (Posto de Entrega Voluntária de materiais recicláveis). A programação é voltada para alunos, professores, comunidade do entorno do Parque e população da cidade de Cunha.

Serviço

O Núcleo Cunha do PESM fica na Estrada Paraibuna km 20, em Cunha. Para mais informações ou agendamentos, ligue: (12) 3111-2353 / (12) 3111-1818, escreva para pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br , ou acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-cunha/

No Núcleo São Sebastião
No dia 2 de junho, às 9h, alunos do Instituto Verdescola terão um momento especial em meio à natureza num passeio pela trilha do Ribeirão de Itu. Acompanhados por monitores ambientais, os jovens aprenderão um pouco sobre a Mata Atlântica, o PESM e as histórias do local. No dia 3, às 10h, o Núcleo inaugura sua nova Sede Administrativa e Centro de Visitantes.

Serviço

Para agendar sua visita, ligue (12) 3863-1707 / (12) 3863-1575, ou escreva para pesm.saosebastiao@fflorestal.sp.gov.br . Para mais informações, acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-sao-sebastiao/

No Núcleo Bertioga
O PESM – Núcleo Bertioga, em parceria com o Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB) darão ênfase à preservação dos recursos hídricos durante a sua programação de Semana do Meio Ambiente. De 1° a 5 de junho, serão realizadas palestras nas escolas do entorno do parque. Nos dias 2 e 3, serão feitos passeios em bacias hidrográficas da região.

As atividades têm como objetivo conscientizar a população a respeito da importância do Parque Estadual Restinga de Bertioga e do Núcleo Bertioga do Parque Estadual Serra do Mar para a conservação das bacias hidrográficas regionais, bem como mobilizar o publico para a forma consciente de utilização da água, abordando também a importância da preservação das matas ciliares, nascentes e dos rios Guaratuba, Itaguaré e Itapanhaú.

As atividades – desenvolvidas em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura Municipal de Bertioga e SESC Bertioga – são voltadas para grupos de escolas locais, técnicos em meio ambiente, professores e gestores.

Serviço

A sede administrativa do PERB fica na Rua Gonçalo Costa, 140, Centro, Bertioga. Para mais informações, ligue: (13) 3317-2094, ou escreva para: pe.restingabertioga@fflorestal.sp.gov.br

Sobre o PESM
O Parque Estadual Serra do Mar (PESM) é uma grande Unidade de Conservação que protege integralmente a maior extensão de Serra do Mar e Mata Atlântica remanescente do país. Criado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em 1977, e administrado pela Fundação Florestal, o PESM possui 315.390,69 hectares, abrange 23 municípios paulistas, desde o Litoral Norte até o Litoral Sul, conectando as florestas do sul do Estado do Rio de Janeiro ao Vale do Ribeira e Paraná e formando o maior corredor de biodiversidade de toda a Mata Atlântica. Este amplo corredor ecológico possibilita a preservação de espécies que necessitam de grandes territórios para sua sobrevivência, como a onça pintada.

Devido à sua enorme extensão, o PESM é gerenciado por meio de dez núcleos administrativos: Cunha, Santa Virgínia, Curucutu, Picinguaba, Caraguatatuba, São Sebastião, Bertioga, Itutinga-Pilões, Itariru e Dória. Cada núcleo possui suas características, formando um mosaico de paisagens, biodiversidade, interação social e preservação ambiental.

Entrada Gratuita

No Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, todas as Unidades de Conservação da Fundação Florestal estarão abertas ao público, sem cobrança de ingresso.