Em uma operação considerada histórica, uma quadrilha foi surpreendida cometendo crime ambiental no interior do Parque. Cerca de 1.800 guaiamuns foram resgatados vivos e soltos no manguezal protegido pela Unidade de Conservação
Uma operação conjunta entre a equipe do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar e a Polícia Ambiental, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), resultou na apreensão de mais de 600 kg de guaiamuns vivos, na manhã desta terça-feira, 31. O flagrante aconteceu após a equipe de proteção do Parque passar a monitorar a quadrilha oriunda do Rio de Janeiro, que atuava criminosamente, retirando caranguejos da espécie guaiamum (Cardisoma guanhumi) no interior da Unidade de Conservação, em Ubatuba.
O caranguejo guaiamum está registrado na “Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção – Peixes e Invertebrados Aquáticos”, conforme Portaria MMA N° 445/14. Cada um dos sete envolvidos foi detido no Distrito Policial de Ubatuba, enquadrado na Lei de Crimes Ambientais, e multado em R$ 172.000,00, por pescar em local proibido, somado à restrição de ameaça de extinção. Além disso, na ocasião da apreensão, a espécie encontrava-se em período de defeso, época em que a sua captura é proibida para garantir o seu crescimento e reprodução.
Atenção, consumidor!
Os consumidores e peixarias podem ajudar a evitar este tipo de crime, certificando-se da procedência de peixes e frutos do mar, bem como as condições de armazenamento e validade dos produtos.
Sobre o parque
O Núcleo Picinguaba é um dos únicos trechos em que o PESM atinge o nível do mar, incorporando uma série de ecossistemas associados à Mata Atlântica, como manguezal, restinga, floresta ombrófila densa e ecossistemas costeiros e toda a diversidade biológica intrínseca a eles. Protege cinco praias de raras belezas cênicas no município de Ubatuba: Cambury, Brava do Cambury, Picinguaba, Praia da Fazenda e Brava da Almada.
As diversas trilhas contidas na Unidade de Conservação propiciam um amplo trabalho de Ecoturismo e Educação Ambiental. Na Vila de Picinguaba, Cambury, Sertão da Fazenda e Sertão do Ubatumirim, é possível vivenciar a cultura caiçara e quilombola, seus laços com a mata e o mar, além da busca pela sustentabilidade através do Turismo de Base Comunitária.
Serviço
O Centro de Visitantes do PESM – Núcleo Picinguaba