No último dia 6, foi realizada a abertura oficial da Exposição “Bicho quem te viu, quem te vê!”, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos. O tema principal da exposição é a conservação da biodiversidade e os conflitos de atropelamentos de animais silvestres na região central do Estado de São Paulo.
Composta por painéis, animais taxidermizados, cubos, jogos, placas e outros elementos, a exposição traz informações sobre a biodiversidade, os ambientes onde vivem e as principais ameaças, considerando o ambiente natural, urbano e rural da região central e nordeste do Estado de São Paulo.
A Fundação Florestal foi representada por sua diretora executiva, Lídia Passos, que ressaltou a importância da exposição para as atividades de educação ambiental em parceria com as unidades de conservação sob a gestão da Fundação Florestal. “Eventos como este reforçam o papel social dos espaços protegidos, a sua relação com a pesquisa científica e as parcerias produtivas para o meio ambiente que contribuem para a educação e a conscientização ambiental.”
A exposição é resultado de uma metodologia participativa que envolveu técnicos, pesquisadores e representantes da Fundação Florestal, Instituto Florestal, CDCC e Laboratório de Educação Ambiental da UFSCar. As Unidades de Conservação da Fundação Florestal, integrantes do Projeto: Parques Estaduais de Porto Ferreira e Vassununga e Estação Ecológica de Jataí vão receber esta exposição, entre maio e dezembro deste ano. Após este período, as outras UC poderão agendar junto ao CDCC.