Nos próximos dias 24 e 25 de março, têm início as Oficinas Regionais de Redução de Riscos – Estiagem, voltadas aos municípios mais afetados por incêndios durante o período de seca do inverno. A Estação Ecológica Ribeirão Preto, administrada pela Fundação Florestal, sediará a parte prática do treinamento, que visa a formação de uma brigada de incêndio com enfoque na prevenção e controle de incêndios florestais.

No dia 24, o treinamento será realizado no Centro Universitário Estácio (UNISEB). Nesta oficina serão discutidos temas como: política estadual de proteção e defesa civil; operação corta fogo (monitorar focos de incêndios florestais); orientações de como criar um plano preventivo para estiagem (PPDC); fiscalização de queimadas e incêndios florestais; exemplos de boas práticas em unidades de conservação; principais efeitos da estiagem na saúde pública; e, ao final, noções de combate a incêndios em coberturas vegetais, destacando a importância da formação regional de brigadistas e sua forma de acionamento.

O 2º dia será dedicado à pratica. O Corpo de Bombeiros fará uma oficina para a formação de brigadistas na Estação Ecológica Ribeirão Preto, administrada pela Fundação Florestal. Os municípios que cumprirem os critérios estabelecidos pela CEDEC/SP poderão receber kits de estiagem, com equipamentos mínimos para uma brigada de incêndios.

Inauguração de Escritório Regional de Defesa Civil

No dia 24 de março, durante a abertura da oficina, será realizada também a inauguração da sede do primeiro Escritório Regional de Defesa Civil, que funcionará na Avenida Cavalheiro Paschoal Innechi, 1538, Jardim Independência, Ribeirão Preto/SP. Outros 14 escritórios serão inaugurados no decorrer do ano, completando as 15 regiões administrativas do Estado. O objetivo destas sedes é aprimorar o Sistema Estadual de Defesa Civil, atendendo os anseios dos municípios paulistas.

Parceiros

O Programa Operação Estiagem é resultado de parceria entre: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Secretaria de Recursos Hídricos, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e Polícia Militar Ambiental.