O Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) recebeu em janeiro, os alunos do Projeto Cota Viva, para o plantio de 120 mudas de palmeira juçara dentro do território da unidade de conservação. Ao mesmo tempo em que repovoavam uma área de cerca de 100 metros com esta importante espécie nativa da Mata Atlântica, os alunos apresentaram os conhecimentos aprendidos durante capacitação sobre germinação de sementes, ensacamento e formas de plantio.

Após o plantio, o grupo desfrutou de momentos de lazer na Trilha do Jequitibá e o passeio terminou com um delicioso banho no Rio Santo Antônio em um dos rios do parque.

O Projeto Cota Viva é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que tem como objetivo fomentar a conservação e recuperação da Serra do Mar e dos ecossistemas envolvidos, estimulando ética e valores ambientais com moradores, entre eles, crianças e adolescentes. A atividade de plantio teve como apoiadores, o Projeto Com Com e a Fundação Florestal, por meio do PESM – Núcleo Caraguatatuba.

A Juçara e sua importância

A Palmeira Juçara é uma Planta típica da Mata Atlântica e ocorre principalmente na Floresta Ombrófila Densa. Ela prefere ambientes úmidos e sombreados e demora em torno de 6 a 10 anos para atingir sua fase adulta, chegando a medir entre 15 a 20 metros de altura. Na sua época de produção, gera de 3 a 4 cachos de frutos, que servem de alimento para aves como a Jacutinga, Tucano, sabiá e outros animais como Cotia e Cateto.

Sobre o Parque

O Núcleo Caraguatatuba do PESM guarda aproximadamente 36 mil hectares dos últimos 7% de Mata Atlântica remanescentes, incluindo paisagens como os mananciais da represa de Paraibuna, matas de encosta, rios e cachoeiras. Este patrimônio natural garante à população a continuidade e a qualidade dos recursos hídricos, o equilíbrio do clima, a proteção das encostas contra deslizamentos, além da incrível experiência do contato com a natureza em suas trilhas e outros atrativos.

Caminhadas pelo interior da floresta e refrescantes banhos em piscinas naturais de águas cristalinas são os atrativos das Trilhas do Jequitibá e do Poção e a histórica trilha dos tropeiros. Ao percorrê-las, o visitante irá encontrar muitas espécies de árvores como jequitibás centenários, observar aves e entender um pouco como todos os elementos da floresta são importantes para a sobrevivência do conjunto.

Serviço
O PESM – Núcleo Caraguatatuba fica na Rua do Horto Florestal, 1200 – Rio do Ouro – Caraguatatuba/SP. Visitas podem ser agendadas previamente. Para mais informações entre em contato no telefone (12) 3882-3166 ou (12) 3882-5999, ou pelo email: pesm.caragua@fflorestal.sp.gov.br