Se até o sol aproveita por mais tempo o verão, porque não aproveitar também? Mergulhe de cabeça em uma aventura refrescante! Além de rios e trilhas, os parques estaduais oferecem a oportunidade de aprender sobre meio ambiente e preservação das florestas

Trilha Rio Bonito / Arquivo PESM-Núcleo Cunha

Estamos no auge do verão e com esse calor, só mesmo um bom mergulho em praias e cachoeiras para refrescar um pouco. É nessa estação alaranjada que os dias são mais longos que as noites, um ótimo motivo para desfrutar e conhecer lugares em meio à natureza.

São dezenas de parques espalhados por todo o estado de São Paulo, muitos deles com cachoeiras belíssimas e alguns com praias paradisíacas, com muita água pura, mata preservada e cenários deslumbrantes.

Aqui ( http://fflorestal.sp.gov.br/unidades-de-conservacao/parques-estaduais/parques-estaduais/ ) você encontra diversas opções de parques abertos à visitação, com informações sobre horários de funcionamento, principais atrativos e localização. Procure o parque mais próximo e agende um passeio com sua família. Abaixo, algumas sugestões de unidades de conservação onde é possível espantar o calor com um bom mergulho.

Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Itutinga Pilões 

O Parque Estadual Serra do Mar é a maior unidade de conservação do estado de São Paulo, com grande riqueza ecológica. Para administrar este grande patrimônio natural, o parque é dividido em 10 núcleos.

Um deles é o Núcleo Itutinga-Pilões, onde existe uma diversidade de atividades ecoturísticas. A Cachoeira Passareúva você encontra depois de uma caminhada de duas horas pela Trilha Passareúva, com acompanhamento de monitor. São 3 km por um trajeto repleto de belezas naturais, até chegar às águas claras do rio.  Já a Trilha do Rio Pilões guarda história e uma diversidade incrível. Ela te leva até uma piscina natural do rio, o Poção. São 600 metros, 30 minutos onde podem ser vistos plantios, ações de recuperação ambiental, além de ruínas antigas da Vila de Itutinga.

O Núcleo Itutinga Pilões fica na Estrada Elias Zarzur, Km 8, s/nº – Água Fria – Cubatão – –SP. SP. A visitação funciona das 9h às 17h, terça-feira a sexta-feira, somente mediante agendamento prévio. Aos sábados das 9h até às 12h. Agendamento por e-mail pesm.itutingapiloes@fflorestal.sp.gov.br ou por telefone (013 33618250). Os pré-agendamentos por telefone devem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h com antecedência mínima de 5 dias úteis. Para mais informações ligue: 13 3377-9154 / 13 3361-8250 ou mande e-mail para: pesm.itutingapiloes@fflorestal.sp.gov.br

Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Cunha

O Núcleo Cunha está localizado no extremo norte do PESM. Seu bioma é constituído pela Mata Atlântica. Em suas trilhas, passando por grandes árvores, é possível chegar a belas e refrescantes cachoeiras. Para chegar até a Cachoeira da Laje é preciso caminhar pela Trilha do Rio Bonito. São quatro horas de caminhada, em 7,6 km em meio à mata fechada e nível de dificuldade alto, passando por dentro da água e subindo em pedras. É uma trilha circular, no fim você volta para o mesmo lugar que saiu. A trilha das Cachoeiras te leva a um lugar lindo, com quatro quedas d´água, ótima para se refrescar. São 14,4 km ida e volta, a primeira metade é feita de carro e a segunda a pé, a caminhada é tranquila, pois é uma estrada sem muitos obstáculos. Já a trilha do Rio Paraibuna é autoguiada, e pode ser feita de 40 a 50 minutos.

Para conhecer as trilhas Rio Bonito e Cachoeiras, é necessário agendamento prévio, pois é preciso um guia para acompanhar. O Núcleo Cunha fica na Estrada do Paraibuna, no km 20, Bairro Sertão do Paraibuna / Cunha – A visitação funciona das 8h às 17h, segunda-feira a domingo. Para mais informações ligue: (12) 3111-2353 / (12) 3111-1818 ou mande e-mail para: pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br

Parque Estadual Caverna do Diabo (PECD) 

O PECD está localizado ao Sul do estado de São Paulo, na região do Vale do Ribeira. O parque possui um rico ecossistema. Encontram-se cachoeiras, rios e uma grande diversidade de fauna e flora, como espécies ameaçadas de extinção o cedro, o palmito juçara e onça parda. As cachoeiras do parque são de nível fácil, acompanhadas por monitores. A Trilha que te leva para a Cachoeira do Araçá tem 680 m de extensão. Com 40 minutos de caminhada, chega-se a uma pequena cachoeira que forma um poço de água cristalina. A Cachoeira Dito Salú tem 691 m de extensão, sua queda d’água é de aproximadamente 70 metros de altura.

O PECD fica na Rodovia SP 165  km 111 – Eldorado/SP. A visitação funciona das 8h às 17h, de terça-feira a domingo. No período de festas de final de ano a Caverna funciona ás segundas-feiras, do dia 22/12/2014 a 31/01/2015.  O ingresso do Parque custa R$ 12,00, mais R$ 11,00 por pessoa para o serviço de monitoria ambiental obrigatória para visitar o interior da Caverna do Diabo. Crianças até 12 anos, adultos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência não pagam. Estudantes pagam meia-entrada. Para mais informações ligue: (13) 3871-1242  e (13) 3871-3318 (13) 3871-0259 ou mande e-mail para:pe.cavernadiabo@fflorestal.sp.gov.br

Não se esqueça 

Para fazer qualquer trilha, de nível fácil a difícil é muito importante estar bem alimentado, levar água, repelente, protetor solar, boné e óculos de sol, usar calçados confortáveis e antiderrapantes, calça e roupas de banho para ter uma caminhada agradável e tranquila.