Entre os dias 11 e 18 de dezembro, monitores ambientais e técnicos da Fundação Florestal participaram do Curso de Capacitação de Ecobrinquedistas, ministrado por Caroline Gruber e Danielle Julião, da Coordenadoria de Educação Ambiental – Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
A ação teve como objetivo sensibilizar e capacitar equipes dos Parques Estaduais Cantareira, Jaraguá e Juquery para implantação de Ecobrinquedotecas e utilização de jogos, brinquedos e atividades como estratégia de educação ambiental e de disseminação da cultura de paz por meio da concepção lúdica da aprendizagem.
A capacitação contemplou de forma condensada aspectos teóricos e práticos para confecção e reprodução de Ecobrinquedos e Ecojogos, a partir da reutilização de material descartável, e ressaltou a importância da aprendizagem a partir do lúdico e das possibilidades de inserção desses materiais no roteiro pedagógico das Unidades de Conservação.
Parte da turma realizou, adicionalmente, visita técnica à Ecobrinquedoteca do Parque Ecológico Monsenhor Salim em Campinas, sob a responsabilidade das educadoras Tereza Miriam Nunes e Emile Miachon, referências na formação de ecobrinquedistas no país.
Com muita disposição, vontade de aprender e trocar experiências, os monitores e facilitadoras trocaram fundamentos essenciais para o desenvolvimento humano, social e profissional, despertando um olhar diferenciado para a importância do brincar e de novas perspectivas para a prática de educação ambiental nas Unidades de Conservação.
Ao final do curso, a Fundação Florestal recebeu da Coordenadoria de Educação Ambiental três caixas contendo diferentes ecojogos para iniciação das atividades nas unidades participantes e multiplicação para outras Unidades de Conservação.
Fotos: CEA/SMA e PE Juquery