O Núcleo São Sebastião do Parque Estadual Serra do Mar, no Litoral Norte de São Paulo, será o cenário para mais uma corrida de montanha, no dia 31 de agosto. Desta vez, a oitava etapa da Copa Paulista de Corridas de Montanha, espera receber mais de 300 atletas. O ponto de partida para esta prova será na Praça Por do Sol, Praia de Boiçucanga, com abertura da área de transição às 5h e largada prevista para às 8h.
Esta prova conta com dois percursos, um curto e um longo, com grande variação de terreno. A largada acontece na Praia Boiçucanga e segue rumo à Mata Atlântica, onde passará pelo principal corpo d´água da região, chamado Rio Grande e depois entra no Núcleo São Sebastião doPESM, na Trilha da Praia Brava.
Além do cenário belíssimo, a trilha possui características desafiadoras para esse tipo de prova, como descidas e subidas acentuadas, em terrenos irregulares e obstáculos naturais.
O objetivo da prova é levar os participantes a transitarem por diferentes tipos de solos e altitudes, passando por asfalto, trilhas, rios, areia fofa, terrenos acidentados e obstáculos naturais. O Parque Estadual Serra do Mar oferece condições únicas para a realização da prova, em meio à natureza preservada.
Sobre o Parque
O Núcleo São Sebastião do PESM tem uma extensão de cerca de 26 mil hectares, abrangendo 70% do município de São Sebastião, situado no Litoral Norte Paulista e abriga uma série de espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção.
Atualmente, os limites do Núcleo São Sebastião chegam à cota 0 em alguns pontos, ou seja, até o nível do mar, formando um corredor ecológico que liga os diferentes ecossistemas, desde o costão rochoso e a restinga, até a floresta ombrófila densa, protegendo as mais diversas espécies da fauna e flora e garantindo desta forma, a manutenção da biodiversidade.
A visitação deve ser agendada previamente, podendo ser feita em todos os dias da semana, das 8h às 17h. Para mais informações, ligue: (12) 3863-1575, ou escreva para pesm.saosebastiao@fflorestal.sp.gov.br .