Durante as comemorações relativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nas mais diversas unidades de conservação ao longo do mês de junho, o Parque Estadual Xixová-Japuí realizou um mutirão para fazer a limpeza da Praia de Paranapuã, em São Vicente/SP. Este foi o primeiro mutirão ocorrido em 2014. A ação ecológica reuniu a comunidade indígena do entorno e entidades como a Casa da Mata, o Campus Experimental do Litoral Paulista da UNESP e o Instituto Florestal, totalizando 50 pessoas. O mutirão resultou na retirada de cerca de 400 quilos de lixo da praia.
Segundo os organizadores do evento, o descarte de lixo nos córregos e rios ocorre com frequência, o que resulta em problemas no meio ambiente marinho. Eles afirmam que muitos peixes, tartarugas e golfinhos confundem o lixo com alimento, causando a morte prematura das espécies.
Durante a coleta de lixo na praia, foram registrados alguns objetos que a população mais descarta, como as garrafas pets, sacos plásticos, roupas, colchões e utensílios usados para consumo de drogas. Alguns objetos causaram surpresa aos voluntários, como capacetes de moto, televisão, computadores e móveis.
Sobre o Parque
Localizado em meio a Região Metropolitana da Baixada Santista, um território densamente urbanizado, o Parque Estadual Xixová-Japuí é um fragmento de Mata Atlântica com características naturais, paisagísticas e histórico-culturais únicas.
O turismo de massa durante a estação do verão é uma constante nos municípios de Santos, Guarujá, Praia Grande e São Vicente, prática facilitada ainda mais devido à proximidade destes centros da Capital Paulista.