A parte superior do Parque Estadual Itapetinga, em Atibaia, foi alvo de um incêndio que teve início no último dia 23. A equipe de vigilantes brigadistas do Parque Estadual Itapetinga foi comunicada por integrantes do Clube de Voo de Atibaia que observaram o início do incêndio. Graças à atuação de uma equipe formada por brigadistas da Fundação Florestal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Comando Aéreo da Polícia Militar e voluntários do município, o fogo foi extinto na tarde do dia 24.
Em mapeamento preliminar feito pela gestão da Unidade de Conservação, estima-se que uma área de 52 hectares foi atingida pelo incêndio. A área abriga vegetação nativa de Mata Atlântica e principalmente um tipo de floresta de baixo porte associada aos afloramentos rochosos, de importante relevância para a conservação da unidade. Esse tipo de vegetação é muito sensível a alterações o que torna mais difícil sua recuperação no curto prazo.
A causa do incêndio ainda não foi identificada, uma vez que se trata de um local de difícil acesso, que não possui histórico de origem de incêndio.
Prevenção e atuação em incêndios
O Parque Estadual Itapetinga possui uma equipe de vigilantes brigadistas contratada para rondar e identificar possíveis focos de incêndios, trabalhando também na conscientização de moradores e sitiantes sobre o perigo do uso do fogo na região.
As ações são desenvolvidas de acordo com o Programa Corta-Fogo para o monitoramento e combate direto e conta com o apoio das Defesas Civis dos municípios que fazem divisa com a unidade de conservação, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) para monitoramento das atividades da região.