No dia 17 de julho será comemorado o Dia de Proteção às Florestas. Anteriormente conhecida como o Dia do Curupira, a data serve para lembrar e conscientizar as pessoas sobre a preservação e a conservação das florestas e do meio ambiente.

Dentro do Estado de São Paulo, a Fundação Florestal é a maior protetora do bioma mais afetado pelo processo de urbanização no Brasil, a Mata Atlântica. Hoje a apenas 7% dela espalhada pelo país. Além de concentrar uma enorme variedade de espécies, a Mata Atlântica regulamenta o clima das grandes capitais do país e garante o abastecimento de água para mais de 120 milhões de brasileiros.

No cenário mundial, o Brasil tem um grande destaque na questão ambiental por possuir a maior quantidade de florestas tropicais do mundo, além de ter sete biomas, são eles a Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pampas, Pantanal e Ambiente Costeiro.

Quer conhecer e visitar os trabalhos de proteção da floresta no Estado de São Paulo? Selecionamos três Unidades de Conservação que atuam na proteção e conservação das florestas:

Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA)
Conhecido como o berço dos eucaliptos do Brasil, a FEENA está situada nos municípios de Rio Claro e Santa Gertrudes. Concentra uma grande quantidade de eucaliptos (espécie australiana) por causa do trabalho realizado pelo engenheiro agrônomo Edmundo Navarro de Andrade. A Floresta possui atrativos históricos como o Museu do Eucalipto, a Casa da Madeira, o Solar Navarro de Andrade, a Capela Santo Antônio dos Eucaliptos e o Sobrado Amarelo.

Serviço
Avenida Navarro de Andrade, s/nº – Rio Claro/SP. Visitação funciona diariamente das 8h às 17h. Entrada franca. Para mais informações entre em contato pelo telefone (19) 3525-7036 ou (15) 3533-8694.