O Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar completou 16 anos nesta segunda-feira, 31. Como forma de celebrar esta importante data, a unidade de conservação promoveu uma ação de enriquecimento do Parque. Foram realocadas cerca de 800 indivíduos de bromélias e algumas orquídeas doadas pela DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, através do Programa de Conservação de Flora da Nova Tamoios Contornos.
A doação se fez por meio da compensação ambiental proveniente da supressão florestal necessária à duplicação da Rodovia dos Tamoios, na região de Caraguatatuba. As mudas foram reintegradas à vegetação do PESM – Núcleo São Sebastião ao longo da Trilha do Ribeirão de Itu, com a ajuda de monitores ambientais do parque, em parceria com funcionários da empresa. O resgate das espécies é uma exigência ambiental e continuará acontecendo ao longo da implantação da Nova Tamoios. O Programa prevê também a manutenção das mudas em viveiros até que estejam aptas a serem transplantadas para as unidades de conservação.
Sobre o Parque
O Núcleo São Sebastião do PESM tem uma extensão de aproximadamente 40 mil hectares, abrangendo ceca de 70% do município de São Sebastião e parte do município de Salesópolis. Atualmente, alguns locais do limites do Núcleo São Sebastião chegam à cota 0, ou seja, até o nível do mar, formando um corredor ecológico que liga os diferentes ecossistemas, desde o costão rochoso e a restinga, até a floresta ombrófila densa, protegendo as mais diversas espécies da fauna e flora e garantindo a manutenção da biodiversidade.
A visitação deve ser agendada previamente, podendo ser feita em todos os dias da semana, das 8h às 17h. Para mais informações, ligue: (12) 3863-1707 / (12) 3863-1575 ou escreva para pesm.saosebastiao@fflorestal.sp.gov.br. Para saber mais sobre esta Unidade de Conservação, acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-sao-sebastiao/