Atrativo faz parte do Núcleo São Sebastião do Parque Estadual Serra do Mar. Para proporcionar maior segurança aos visitantes, uma tenda foi montada na entrada da trilha

As Cachoeiras do Ribeirão do Itu, no Bairro Boiçucanga, são um dos mais bonitos e procurados atrativos do Núcleo São Sebastião do Parque Estadual Serra do Mar, no Litoral Norte de São Paulo. Entre os meses de dezembro de 2013 e janeiro de 2014, este atrativo recebeu cerca de 7 mil pessoas.

Para proporcionar mais segurança aos visitantes, a equipe do PESM montou uma tenda na entrada da Trilha para receber e orientar os turistas aos fins de semana e feriados. No local, monitores ambientais prestam informações aos visitantes, sobre os atrativos, a importância do parque e como evitar acidentes, degradação do meio ambiente e outras ocorrências.

O morador local, Cícero Silva, diz que o trabalho realizado pelo parque, na região, têm trazido bons resultados. “A trilha está muito melhor, com boa sinalização. A presença diária dos monitores ambientais também dá mais segurança aos moradores e visitantes.”

Para garantir a segurança dos turistas, a Unidade de Conservação trabalha em parceria com a Guarda Civil Municipal e a Policia Militar Ambiental, que realizam plantão na entrada da trilha todos os dias.

Entre as dicas, pede-se que os visitantes evitem levar isopores, coolers, latas, garrafas e bebidas alcoólicas e que tragam de volta todo o lixo gerado durante o passeio. O objetivo dessas restrições é prevenir acidentes e diminuir impactos ambientais, além de manter a trilha limpa. A iniciativa vem gerando resultados positivos: não houve acidentes até o momento e o descarte indevido de lixo reduziu drasticamente.

Ribeirão do Itu

A Trilha do Ribeirão do Itu passa por poções de água cristalina, ótima para o banho. O trajeto para as três primeiras cachoeiras é auto-guiado e não há taxa de cobrança para a visitação.

Sobre o Parque

Criado em 31 de março de 1998, o Núcleo São Sebastião do PESM tem uma extensão de cerca de 30 mil hectares, que equivalem a 60 mil campos de futebol, o Núcleo São Sebastião abrange quase 75% do município, incluindo também o município de Salesópolis e abrigando uma série de espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção.

Atualmente, os limites do Núcleo São Sebastião chegam à cota 0, ou seja, até o nível do mar, formando um corredor ecológico que liga os diferentes ecossistemas, desde o costão rochoso e a restinga, até a floresta ombrófila densa, protegendo as mais diversas espécies da fauna e flora e garantindo a manutenção da biodiversidade.

A área do sertão de Barra do Una, inserida integralmente dentro dos limites do Parque, é considerada a região de maior riqueza de anfíbios conhecida da Mata Atlântica. A Unidade de Conservação conta ainda com elevado número de espécies ameaçadas de aves.

O Núcleo São Sebastião do PESM possui um Programa de Ecoturismo que disponibiliza ao público, cinco trilhas: Praia Brava, Cachoeira do Itu, Sítio Jatobá, Sítio São Francisco e Estrada da Limeira, cada uma com seus diferentes atrativos e níveis de dificuldade.

A visitação está aberta ao público diariamente, das 8h às 17h, somente mediante agendamento prévio. Para mais informações, ligue: (12) 3863-1707 / (12) 3863-1575 ou escreva para pesm.saosebastiao@fflorestal.sp.gov.br . Para saber mais sobre esta Unidade de Conservação, acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-sao-sebastiao/