Um incêndio atingiu uma área de recuperação no Parque Estadual Ilhabela PEIb, na tarde desta quinta-feira (30/01). A área, situada entre os bairros bairro Itaquanduba e Engenho d’água, dá acesso ao Pico do Baepi, um importante atrativo do parque e o mais alto pico da ilha aberto à visitação atualmente. Para conter os focos de incêndio, foram mobilizadas 25 pessoas, entre funcionários do parque, Corpo de Bombeiros e voluntários. Os focos foram apagados na manhã desta sexta-feira (31/01).

Segundo estimativas do Corpo de Bombeiros, foram queimados cerca de 15 hectares, sendo que 7.7% estão dentro da Unidade de Conservação, 9.8% em zona de amortecimento e 1.5% em Área de Preservação Permanente próxima a cursos d’água e entorno de área urbana.

Providências
Por se tratar de uma área de recuperação, o impacto à fauna e à flora é considerado menor, porém, há registros de fauna afugentada, incluindo repteis, como cobras e lagartos, além de mamíferos como tatu e gambá, além de aves e microfauna, incluindo insetos e microorganismos do solo. Em relação à vegetação, a área afetada era dotada em grande parte de vegetação pioneira, como gramíneas, sapê, além de áreas menores de mata em estágio inicial a médio com várias mudas de espécies pioneiras, como embaúbas, cambucis e outras.

Um Auto de Constatação de Infração Ambiental (ACIA) foi aberto, a Polícia militar Ambiental foi acionada e registrado um Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil que se encarregará de apurar denúncias e responsabilidades sobre o caso.

Recuperação da área
Para minimizar os impactos ambientais e prevenir problemas sociais, como soterramento de casas, a Fundação Florestal, em parceria com a ONG Ilhabela.org está elaborando um projeto de plantio e recuperação de área e implantação de aceiros que impeçam que o fogo se espalhe.

Segundo o diretor regional da Fundação Florestal, Rodrigo Victor, a recuperação da área é importante, não só do ponto de vista ambiental, mas também social. “As características da região são de solo raso, com rochas por baixo e grandes erosões. Com a ocorrência de chuvas, este quadro pode resultar em deslizamentos. Este é um problema não só ambiental, mas também, social. Por isso, é necessário envolver outros órgãos, como o Instituto Geológico e Defesa Civil, para que o local seja caracterizado como área de risco.”

Acidentes como este são comuns em épocas de estiagem. A população pode ajudar a evitar, não jogando cigarros ou fósforos acesos, além de garrafas e outros vidros, entre os materiais que potencialmente causam incêndios na mata, às margens das rodovias e florestas; não colocando fogo em lixo, mato, terrenos ou próximas à rede elétrica. Se avistar fumaça suspeita, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros.

O PEIb
O Parque Estadual de Ilhabela é um parque-arquipélago, que engloba 12 ilhas, três ilhotes, três lajes e um parcel, num território total de mais de 27 mil hectares. Os ecossistemas presentes, tais como a Mata Atlântica, a restinga e os manguezais abrigam centenas de espécies de mamíferos, répteis e aves, muitas delas endêmicas como o rato cururuá e outras em processo de extinção. O Parque Estadual conta com um conselho consultivo formado desde 2004, no qual reúnem-se representantes de vários segmentos da sociedade, setor público e comunidades caiçaras para juntos discutirem a gestão e o manejo da UC.