Desde o dia 21 de dezembro de 2013, o acesso para veículos ao Parque Estadual Ilhabela (PEIb) pela Estrada-Parque dos Castelhanos, está sendo efetuado de acordo com a Portaria Normativa FF/DE nº 199/13, que dispõe, de forma transitória, sobre a capacidade de carga de veículos. O limite diário será de 107 veículos, sendo: 65 jipeiros cadastrados no PEIb e 42 veículos particulares e 60 motocicletas.

Esta limitação não se aplica aos veículos dos moradores das comunidades tradicionais da Baía de Castelhanos, que serão devidamente identificados pelo PEIb. Quando a capacidade de carga máxima diária for atingida, o turista tem a alternativa de contratar o serviço de um jipe credenciado pelo PEIb para fazer o passeio pela Estrada e acessar a Praia dos Castelhanos.

O horário de funcionamento da estrada continua o mesmo: Das 8h às 14h para ir sentido Praia dos Castelhanos e das 15h às 18h para voltar. Outras regras devem ser observadas, como o limite de velocidade de 30 km/h e a proibição de trânsito com pessoas na caçamba de veículos, entre outras normas comuns ao código de trânsito, como não dirigir alcoolizado.

Segurança e preservação

A nova operação da Estrada visa, principalmente, garantir a segurança dos usuários, minimizar os impactos ambientais no Parque Estadual, incentivar a economia do turismo sustentável, envolvendo o trade turístico e a comunidade tradicional, além de buscar a preservação da cultura local.

Elaboração participativa

A elaboração do Plano de Operação vem sendo construída de forma participativa, no âmbito do Conselho Consultivo do Parque, pela Fundação Florestal, com o DER, e com a participação de representantes de outros conselhos municipais e de seguimentos interessados, tais como: Prefeitura Municipal, Comunidade de Castelhanos, ONGs, Jipeiros, Hotéis, Agências turísticas, moradores de Ilhabela, Defesa Civil, Bombeiros, Câmara de Vereadores e PM Ambiental.

Para mais informações, clique aqui.