Um dos mais importantes parques para região metropolitana completa meio século de muita história e preservação da Mata Atlântica

O mês de novembro para o Parque Estadual Cantareira (PEC) contou com uma agenda cheia de destaques. No dia 5, o parque foi mencionado como atrativo turístico no blog Frugal Traveler do The New York Times, um dos principais jornais do mundo. Já no dia 10, ocorreu a visita do Rei da Suécia, que passou pelo parque visitando seu principal atrativo, a Pedra Grande, acompanhado de cerca de 40 membros da Royal Swedish Academy of Engineering Sciences.

Para fechar a agenda em clima de comemoração, no dia 19 de novembro, o PEC celebrou seus 50 anos. A programação ocorreu no núcleo Pedra Grande e reuniu ex-gestores, funcionários da Fundação Florestal e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, além da fanfarra do Arautos do Evangelho.

Durante o evento, o gestor do parque Vladimir Arrais de Almeida ressaltou o trabalho dos ex-gestores sobre a preservação da Unidade de Conservação. A Diretora da Regional Metropolitana e Interior, Anita Martins, enfatizou a beleza do local relembrando da emoção que sentiu quando esteve pela primeira vez na Pedra Grande, há 10 anos.

O Diretor Executivo e Presidente da Fundação Florestal, Olavo Reino Francisco, falou da importância do PEC na capital de São Paulo. “É da cidade e para a cidade”, comentou.  O diretor também realizou a entrega simbólica da Cartilha Programa de Uso Público para a professora Elsa de Jesus Medeiros, da Escola Estadual Ruy Barbosa. Ao final do evento o público assistiu ao novo vídeo institucional do parque.

Os guardiões da Cantareira

O atual gestor Vladimir Arrais de Almeida é responsável por gerenciar os quase 8 mil hectares de Mata Atlântica do PEC, para ele o parque tem papel fundamental na manutenção dos serviços ecossistêmicos para a região metropolitana de São Paulo, como regular o clima e as chuvas. O gestor afirma também que gerir o parque representa grande comprometimento e responsabilidade para garantir a integridade deste rico patrimônio ambiental e histórico cultural.

Antônio Cassalho, aposentado há três anos estava presente no evento, ele trabalhou como guarda-florestal desde antes do decreto da criação da unidade e participou de atividades importantes promovidas no parque.

Sobre o parque

Sua maior porção está localizada na Zona Norte de São Paulo, constituindo um importante remanescente da Mata Atlântica, sendo classificado como uma das maiores florestas urbanas nativas do mundo e declarado parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela UNESCO em 1994.

SERVIÇO

Parque Estadual Cantareira
Horário de funcionamento: De sábado, domingo e feriado das 8h às 17h. Durante semana somente com agendamento prévio.
Entrada: R$ 9
Site: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-da-cantareira/
Endereços e telefone dos núcleos: Núcleo Cabuçu – Av. Pedro de Souza Lopes, 7903 – Guarulhos/SP – (11) 2401-6217; Núcleo Engordador – Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 19100 – São Paulo/SP – (11) 2995-3254; Núcleo Pedra Grande – Rua do Horto, 1799 – São Paulo/SP – (11) 2203-3266