As atividades, com foco na preservação ambiental, serão realizadas em diferentes locais próximos à Unidade de Conservação

No dia 1 de dezembro, a Área de Proteção Ambiental (APA) Itupararanga completa 15 anos. Para celebrar esta data, a Unidade de Conservação montou uma programação especial, com atividades distribuídas pelos municípios de Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Sorocaba e Votorantim.

O evento conta com o apoio das prefeituras de Mairinque, Piedade, Votorantim, Cotia, Sorocaba e São Roque, além da ONG SOS Itupararanga, da OAB, Braskind e da Votorantim Energia. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Algumas delas precisam de inscrições para participar. Para mais informações, envie um e-mail para apaitupararanga@gmail.com. Confira a programação abaixo:

Programação especial de Aniversário da APA Itupararanga

Dia 29 de novembro em Ibiúna
Evento: SOS Itupararanga: APA 15 anos!
Local: Represa de Itupararanga
Público: Alunos do Programa Jovens da ONG SOS Itupararanga
Mais informações: por meio do telefone (15) 3248-3219

Dia 30 de novembro em Votarantim

Evento: Passeio Ciclístico e Plantio de Mudas nas Margens da Represa
Local: Represa de Itupararanga
Endereço de saída para o passeio: Corpo de Bombeiros de Votorantim
Endereço do Plantio: Acesso pela estrada municipal Votorantim-Piratuba

Dia 2 de dezembro em São Roque

Evento: O que é a APA: Importância e conservação
Local: EMEF Dr. Rabindranath Tagore dos Santos Pires
Endereço: Estrada Municipal do Carmo, 80 – Bairro do Carmo
Horário: Das 9h às 11h e das 12h30 às 15h

Dia 3 de dezembro em Piedade

Evento: O que é a APA: Importância e conservação
Local: EMEIF Maurício França Ferraz de Camargo
Endereço: Estrada Municipal Carolina Granjeiro, 111 (Km 11 da Escola Maria José)

Dia 4 de dezembro em Mairinque

Evento: OAB-Mairinque / Alumínio: “Tribunal livre para manifestações sobre a APA”
Local: Câmara de Vereadores de Mairinque
Endereço: Rua Gaspar Ricardo Júnior, 185

Dia 4 de dezembro em Mairinque

Evento: Plantio Consciente
Local: Escolas Municipais Gabriel Rocha e Professor Horácio Ribeiro
Endereço: Gabriel Rocha: Rua Olavo Bilac, 15 Sebandilha. E Professor Horácio Ribeiro: Avenida Brasil-Japão, 2530 – Setúbal

Dia 4 de dezembro em Cotia

Evento: Plantio de árvores nativas da Mata Atlântica
Local: Centro Educacional Unificado de Cotia (CEUC)
Endereço: Rua Luiz Sacramento, s/n° (ao lado da Sub Prefeitura de Caucaia do Alto)

Dia 4 de dezembro em Sorocaba

Evento: Tour do Rio Sorocaba – Edição Especial em comemoração ao aniversário de criação da APA Itupararanga
Local: Parque dos Espanhóis
Endereço: Rua Campos Sales, s/n° – Vila Assis
Inscrições: Na secretaria de meio ambiente de Sorocaba ou pelo telefone (15) 3218-2280, das 8h às 17h
Horário: das 8h às 12h30

Sobre a APA

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga foi criada pela Lei Estadual nº 10.100, de 01 de dezembro de 1998 e alterada pela Lei Estadual 11.579 de 02 de dezembro de 2003. A área de abrangência da APA corresponde à área geográfica da bacia hidrográfica formadora da represa de Itupararanga, denominada Alto Sorocaba, abrangida pelos municípios de Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Votorantim.