Grupo formado por professores de Ciências e Geografia visita PESM – Núcleo Caraguatatuba
Foto: Divulgação

Caminhar por uma trilha em meio à Mata Atlântica já é algo considerado uma aventura para muitas pessoas. Agora imagine uma caminhada pela floresta à noite. A audição fica mais aguçada e os sons da floresta se tornam mais claros: o sopro do vento nas árvores, o barulho dos rios e dos animais. Esta é uma experiência que professores e alunos da rede pública de ensino têm vivido na Trilha do Jequitibá, no Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba.

Cerca de 25 professores de Ciências e Geografia do Ensino Fundamental 1 e 2 de Caraguatatuba viveram esta experiência em uma capacitação que tinha como tema norteador, “A Água e as Bacias Hidrográficas da Região” e se encantaram com a qualidade das informações passadas durante a trilha noturna, que é um dos diferenciais desta unidade de conservação.

Os docentes foram recebidos no Centro de Visitantes do Núcleo Caraguatatuba e receberam uma palestra sobre a importância do parque para a preservação dos recursos hídricos e sobre os rios que banham a região. Depois da palestra, o grupo partiu para a Trilha Noturna, uma experiência nova para todos, segundo o professor Luiz Alfredo de Paula, que presta apoio pedagógico na área de ciências, para a Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba.

Oportunidade única

“Ficamos encantados, porque geralmente, o ato de observar está associado a enxergar, mas nesta situação, somos levados a perceber os aromas, os barulhos, a própria vida noturna, as estrelas, tudo isso ganha um contexto diferente, impressionante. Esta é uma oportunidade única, que nenhuma universidade proporciona. Isso, sem dúvida, enriquece a bagagem do professor, que poderá passar aos alunos, a importância de algo que acontece diariamente, ao anoitecer, mas passa despercebida pela maioria das pessoas.”

De acordo com o gestor da unidade, Miguel Nema, o encantamento das pessoas que visitam o Núcleo Caraguá do PESM demonstra que o trabalho de conscientização está trazendo resultados positivos. “Acredito que estamos no caminho certo, em direção à educação ambiental de qualidade. Quanto mais as pessoas conhecem e amam a natureza, mais elas se identificam com o meio ambiente e o preservam. Nosso objetivo maior é a plena conservação da Mata Atlântica e seus ecossistemas.”

Sobre a trilha e outros atrativos

São quase duas horas de trilha, onde os visitantes podem conhecer e acompanhar os hábitos noturnos dos animais, principalmente dos pássaros. Também são contadas lendas e informações sobre os animais e seus hábitos, a história do Parque e instruções sobre responsabilidade ambiental. Durante o dia a Trilha do Jequitibá, com pouco mais de 1 km, é fácil de ser percorrida.

Além da caminhada noturna, que pode ser feita das 19h às 21h, o Parque oferece três trilhas: A Trilha do Jequitibá, do Poção e dos Tropeiros. A cada passeio, o visitante vai encontrar muitas espécies de árvores centenárias, observar pássaros e entender um pouco como todos os elementos da floresta são importantes para a sobrevivência do conjunto.

Serviço

Para visitação, as inscrições devem ser feitas antecipadamente, diretamente no Parque Estadual da Serra do Mar/Núcleo Caraguatatuba, ou pelo fone (12) 3882-5999, das 8h às 17h. É obrigatório o uso de calças compridas e tênis fechado, lanterna e boné ou chapéu. Endereço: Rua do Horto Florestal Nº 1200, Rio do Ouro.