O Parque Estadual Juquery e a Polícia Militar Ambiental, desmontaram uma palafita nas margens do Rio Juquery, no último dia 17 de outubro. A estrutura, construída irregularmente, era utilizada para facilitar a pesca, atividade proibida por lei nesta área.

A operação faz parte do programa SIM (Sistema Integrado de Monitoramento) e ocorreu de forma pacífica, pois os pescadores que estavam no lugar foram orientados sobre a situação e saíram do local.

A área onde ocorreu a ação pode fazer parte da Unidade de Conservação, caso o Projeto de Lei que prevê alteração de limites seja aprovado.

Outros casos

Recentemente, nas operações integradas junto ao parque, foram autuados pela Policia Militar Ambiental pecadores com rede de pesca às margens do Rio Juquery e na Represa de Paiva Castro.

Programa SIM

O Sistema Integrado de Monitoramento é um programa que fiscaliza e monitora as Unidades de Conservação (UC) de São Paulo. A ação conta com a Polícia Militar Ambiental, a Coordenadoria de Fiscalização Ambiental da Secretária do Meio Ambiente e os gestores das UCs sob a gestão da Fundação Florestal, do Instituto Florestal e do Instituto Botânica.

Sobre a região

Um dos afluentes do Rio Tietê, o Rio Juquery é o manancial mais representativo da Sub-Bacia Juqueri-Cantareira, que engloba os municípios de Cajamar, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e São Paulo. É responsável pelo abastecimento das principais indústrias da região e da formação do reservatório Paiva Castro, que compõe o Sistema Cantareira, um dos maiores sistemas produtores de água do mundo.