No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, em comemoração a data, a Fundação Florestal, por meio das unidades de conservações do Estado de São Paulo, montou um mutirão para realizar limpeza nas praias do litoral paulista.

A ação tem por objetivo, além da limpeza para a preservação ambiental, conscientizar a população sobre a importância de manter as águas limpas. A iniciativa conta com diversos apoiadores regionais e é aberta ao público. Ao todo, serão 27 praias beneficiadas com esta ação. Veja abaixo a lista completa:

Parque Estadual Ilhabela (PE Ilhabela)
O PE Ilhabela fará uma ação no dia 21 de setembro nas trilhas e rios dentro do parque e em seguida irá auxiliar na limpeza das praias de Castelhano e Bonete. O evento começa às 7h.

A iniciativa será promovida em parcerias entre secretárias municipais do Meio Ambiente e da Educação de Ilhabela, da Associação Centro de Triagem, Associação Sementes do Futuro, Instituto Ilhabela Sustentável, Instituto Bonete, Associação de Moradores e Pescadores Artesanais e Tradicionais da Baía dos Castelhanos, e conta com o apoio da Ilha Adventure e do Supermercado Ilha da Princesa.

Serviço
Para mais informações entre em contato com o parque pelo telefone (12) 3896-2585. Endereço: Praça Coronel Julião de Moura Negrão, 115 – Vila Centro – Ilhabela/SP.

Parque Estadual Ilha Anchieta (PE Ilha Anchieta)
No dia 21 de setembro, o PE Ilha Anchieta realiza a ação de limpeza nas praias do Engenho, do Sapateiro, do Presídio, das Palmas, do Sul e as duas praias da Leste do parque. Além da limpeza, o parque fará um registro estatístico dos resíduos encontrados durante o trabalho. A atividade começa às 9h e conta com o apoio da Associação Escoteiros, da Associação Pró-Resgate Histórico da Ilha Anchieta, dos filhos da Ilha e da Estação Ecológica Tupinambás/ICMBio.

Serviço
Para mais informações entre em contato com o parque pelo telefone (12) 3842-2811. Endereço: Avenida Plínio de França, 85 – Saco de Ribeirão – Ubatuba/SP.

Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo São Sebastião (PESM São Sebastião)
O PESM São Sebastião participará de uma ação de limpeza em 16 praias da região (Enseada, Canto do Mar, São Francisco, Deserta, Porto Grande, Deodato, Araçá, Cabelo Gordo, Segredo, Barequeçaba, Guaecá, Boiçucanga, Barra do Sahy, Barra do Una, Juréia e Boracéia).

A iniciativa é promovida pela ONG The Ocean Conservancy, e conta com o apoio do Instituto Terra & Mar, ONG Acaju e a ONG SOS Lagoa Azul. São esperados cerca de 900 voluntários para ação. O evento começa às 9h, do dia 21 de setembro.

Serviço
Para mais informações entre em contato com o parque pelo telefone (12) 3863-1707. Endereço: Praça Simeão Faustino, 17 – Juquehy – São Sebastião/SP.

Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte (APA Marinha Litoral Norte)
No dia 20 de setembro, a APA Marinha Litoral Norte participará da ação de limpeza das praias do Pequere-Açu e do Itaguá. A iniciativa é promovida pelo projeto TAMAR e pelo Aquário de Ubatuba.

Serviço
Para mais informações entre em contato com o Projeto TAMAR pelo telefone (12) 3832-6202. Endereço: Antonio Atanázio, 273 – Jardim Paula Nobre – Ubatuba/SP.