No dia 28 de setembro, o Núcleo São Sebastião do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) promoverá um plantio de árvores nativas no Morro do Mirante, situado entre as Praias Paúba e Maresias, em parceria da Sociedade Amigos da Praia de Maresias – SOMAR. O evento contará com a presença de alunos de surf do Instituto Esporte e Educação. São 20 alunos, de 07 a 14 anos, moradores do bairro Maresias.

Serão plantadas 30 mudas, cedidas pelo Viveiro Ecossistemas Costeiros e outras 20 mudas doadas pelo Viveiro da Prefeitura Municipal. Entre as espécies nativas a serem plantadas, estão o Pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha); Mulungu (Erythrina speciosa); Guapuruvu (Schizolobium parahyba); Araçá (Psidium clattleianum); Pitanga (Eugenia uniflora); e Quaresmeira (Tibouchina granulosa Cogn.) e outras. Pelo fato do solo estar com alto nível de degradação e o uso de fertilizantes não ser permitido na unidade de conservação, será utilizada significativa quantidade de adubo orgânico, doado pelo Viveiro Serra do Mar, Flora Duranta Azul e SOMAR.

A trilha do Morro é muito frequentada por moradores, turistas e veranistas que utilizam a trilha diariamente para deslocamento entre as praias e contemplação da paisagem. Segundo o gestor do Núcleo São Sebastião, Gustavo Cardoso, “grande parte do morro encontra-se parcialmente desflorestado e em estágio avançado de degradação. Por isso, são necessárias ações de restauração florestal. Esse trabalho em conjunto com os jovens visa conscientizá-los sobre a importância da conservação das espécies nativas da Mata Atlântica.”

O local foi recentemente incluso no território do Parque Estadual da Serra do Mar, por meio de Decreto nº 56.572, de 2010. Após o mutirão de plantio, será marcada uma data que os alunos farão uma visita à Trilha da Praia Brava de Boiçucanga, um dos atrativos do Núcleo São Sebastião, que também foi incluído por este decreto às áreas protegidas do PESM-NSS. O objetivo desta ação será estimular a reflexão para a conservação dos recursos naturais, a importância das florestas para a manutenção do equilíbrio ecológico e da biodiversidade, além do conhecimento e vivência na Unidade de Conservação.

Sobre o Parque

As paisagens radicais são o ponto forte do Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar. O mergulho vertical de suas escarpas no oceano destaca o contraste entre a coloração negra dos costões rochosos e as espumas brancas das ondas. Diferentes matizes de verde que refletem a mata, a serra e o oceano. O Núcleo São Sebastião protege a serra, a floresta e um importante manancial de água e vida, garantindo assim, a qualidade ambiental e paisagística da região.

A visitação está aberta ao público diariamente, das 8h às 17h, mediante agendamento prévio. Para mais informações, ligue: (12) 3863-1707 / (12) 3863-1575 ou escreva para pesm.saosebastiao@fflorestal.sp.gov.br . Para saber mais sobre esta Unidade de Conservação acesse: http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-serra-do-mar-nucleo-sao-sebastiao/