Na última sexta-feira (13/9), a Fundação Florestal, em parceria com o Zoológico de Guarulhos (SP), realizou a soltura de uma onça parda, no Parque Estadual Cantareira.

Há cerca de 40 dias, um macho de aproximadamente 2 anos, da espécie Puma concolor, foi encontrado e resgatado na Rodovia Dutra, com as patas machucadas. “Suspeitamos de queimadura química”, disse a veterinária Fernanda Magalhães, do Zoológico de Guarulhos, onde o animal permaneceu sob cuidados. “Medicamos, tratamos a infecção na pele e colhemos exames”, explicou Fernanda.

Para Vladimir Arrais, gestor do Parque Estadual Cantareira, o local escolhido pela equipe de profissionais, não poderia ser melhor para o felino. “Além de oferecer segurança, pela mata bem preservada, este local é um ponto estratégico, pois oferece ao animal o acesso ao corredor ecológico que liga os Parques Estaduais Cantareira, Juquery, Itapetinga e Itaberaba”. Além disso, no Contínuo Cantareira há registros de onças pardas e, por isso, a continuidade e preservação desta espécie na região é favorecida.

De acordo com Marcel Penteado, biólogo que acompanhou a ação, atualmente a frequência de aparecimento destes animais em áreas urbanas é a cada dois anos. “Este ano, já é o segundo resgate que fazemos”, disse o especialista em felinos.

A pesquisadora científica Kátia Mazzei, do Instituto Florestal, Doutora em Biogeografia, que estuda o monitoramento da fauna silvestre dos parques Cantareira, Juquery, Itaberaba e Itapetinga, entre outros, registra os resgates e solturas desta espécie, a Puma concolor, desde 2002. “Esta é a 4ª soltura realizada na região ao norte da Cantareira”.

Outro indivíduo da mesma espécie, também com aproximadamente dois anos, foi resgatado em cima de uma árvore, na zona urbana de Buritizal, no dia 15 de setembro. Após receber atendimento pela equipe do Hospital Veterinário da Faculdade Doutor Francisco Maeda (FAFRAM), em Ituverava (SP), o animal foi solto dia 17 último, em parceria com a Polícia Militar Ambiental, no Parque Estadual Furnas do Bom Jesus.

Confira o momento da soltura no Parque Estadual Cantareira nos vídeos abaixo.

Imagens: Chico Honda (PE Cantareira) e Rita Bianchi (PE Furnas do Bom Jesus)
Vídeo: Chico Honda e Marcel Penteado